Cinco mil dizem ‘não’ à reforma da Previdência em ato no Recife 

Após manhã de protestos, trabalhadores, centrais sindicais e movimentos sociais se reuniram, na tarde desta segunda-feira (19), no Parque 13 de Maio, Centro do Recife, para mais um ato contra a votação da PEC287/2016, que altera as regras da Previdência Social. A votação da “reforma”, marcada para este mês, foi suspensa devido à intervenção militar no Rio de Janeiro. Nove centrais sindicais participaram do ato.

Cinco mil dizem ‘não’ à reforma da Previdência em ato no Recife - Sávio Gabriel/DP

Entre as centrais presentes, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); CUT-PE; União Geral dos Trabalhadores (UGT); Central Sindical e Popular/Conlutas, a Intersindical, além das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo. O ato político começou às 15h e terminou às 18h. Carregando bandeiras de partidos políticos, como o PCdoB, sindicatos e de organizações sociais, o grupo se concentrou inicialmente no estacionamento da Câmara dos Vereadores do Recife de onde seguiu para o Parque 13 de Maio, vizinho à CMO.

Por volta das 16h45, os manifestantes iniciaram caminhada rumo à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Avenida Dantas Barreto, na área central do Recife, passando pela Avenida Conde da Boa Vista, Avenida Guararapes (foto) e pela Praça do Diário. Segundo a CUT-PE, cinco mil pessoas participaram do protesto, que aconteceu também em outras cidades de Pernambuco e em outros estados da Federação.

Mesmo com a suspensão da votação, o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, considera necessária a mobilização para pressionar os deputados federais contra a aprovação das medidas. "Temer usou o artifício do decreto [de intervenção das forças militares no Rio] para suspender a votação, mas não dá para confiar em um governo golpista e cheio de artifícios. Por isso, precisamos continuar firmes, resistindo e pressionando cada deputado federal desse país para que eles barrem a reforma". A mobilização faz parte do Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência.

Dia Nacional de Luta

Na manhã desta segunda, bancários do Recife suspenderam o expediente para aderir às mobilizações contra a reforma da Previdência. Ao todo, 13 agências de instituições financeiras públicas e privadas do centro da cidade paralisaram as atividades às 10h. O atendimento voltou ao normal ao meio-dia. Segundo a presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, apenas os serviços de autoatendimento, nos caixas eletrônicos, funcionaram durante a paralisação.

Na Avenida Mário Melo, no bairro de Santo Amaro, também no centro do Recife, servidores do (INSS) também paralisaram as atividades, em protesto contra a reforma da Previdência. Escolas fecharam as portas e houve bloqueios nas principais rodovias do estado. Na Refinaria Abreu e Lima (foto), no Porto de Suape, em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife os petroleiros também realizaram paralisações e atos contra o desmonte da Previdência e a retirada de direitos.

A orientação da FUP e do Sindipetro PE/PB é que os trabalhadores sigam também mobilizados ao longo da terça-feira, 20, quando a gestão golpista de Pedro Parente pretende paralisar a principal unidade de destilação da Rlam, a U-32. A medida abre caminho para a privatização da refinaria, que, assim como várias outras unidades da Petrobrás, está com a carga de produção muito abaixo de sua capacidade, em função da redução deliberada da participação da empresa no mercado nacional de derivados.

Também na manhã desta segunda-feira, a hashtag #QueroMeAposentar liderou o Topic Trends no Twitter Brasil. A hashtag foi utilizada ppor internautas que protestaram contra a reforma da Previdência nas redes sociais.

Audicéa Rodrigues, com informações de sites de notícias
Do Recife