Maia confirma que sequer foi consultado sobre decreto de intervenção

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tentou desmentir as especulações sobre um desconforto sobre a decisão de decretar a intervenção federal no Estado do Rio de Janeiro, mas a declaração só escancarou a crise com Michel Temer.

Temer Maia e Eunicio - Ueslei Marcelino/Reuters

Deputado federal pelo Rio, Maia admitiu que sequer foi consultado sobre o decreto de Temer. A afirmação foi dada neste sábado (17), após a reunião com Temer, ministros, o governador Luiz Fernando Pezão MDB), o prefeito Marcelo Crivella (PRB) e o general Walter Braga Netto, nomeado interventor, no Palácio Guanabara, sede do governo estadual.

Maia disse que não existe nenhum "desconforto" por não ter sido consultado a respeito do decreto, mas a sua fisionomia durante a cerimônia era de poucos amigos.

"Tem um fantasma ali que não gosta de mim, mas eu não sei quem é", afirmou Maia, acrescentando que toda semana alguém no Palácio do Planalto cria "intrigas" envolvendo seu nome, mas que sua relação com Temer é boa.

Nos bastidores a informação é de que Maia foi voto vencido na discussão sobre a intervenção e que Temer decidiu passar por cima da posição do aliado, que é presidente da Câmara.

Ele disse que na próxima segunda-feira (19) a Câmara a sessão que vai analisar a medida de intervenção federal. O decreto, que precisa ser aprovado pelo Congresso Nacional, apedar de já estar em vigor.