Doria tenta bicar vaga de candidato ao governo e irrita tucanos

A tensão no ninho tucano não tem fim. Depois de tentar se lançar candidato a presidente, ameaçando o seu padrinho, o governador Geraldo Alckmin (PSDB)-SP), o prefeito João Doria tenta bicar a vaga de candidato a governador do estado.

João Doria - Cesar Ogata/ Secom

Três pré-candidatos ao governo de São Paulo pelo PSDB se uniram em uma frente para atrapalhar as pretensões de Doria de se lançar candidato. De acordo com matéria publicada pela Folha de S. Paulo, em reunião realizada nesta quinta-feira (15), José Aníbal, Floriano Pesaro e Luiz Felipe d'Avila decidiram atuar articulados para garantir que as prévias para a definição do candidato ocorram depois do prazo de desincompatibilização, em abril.

A desaprovação da gestão municipal do tucano tem aumentado, fazendo Doria ter que aparecer mais como prefeito e menos como candidato para tentar mostrar serviço. A estratégia da cúpula tucana ligada a Alckmin é para deixar Doria constrangido diante dos eleitores, já que para ser candidato teria de abandonar de vez a prefeitura.

De acordo com a matéria, para barrar Doria os tucanos pretendem realizar dez debates entre os nomes inscritos por todo o Estado que culminem com as prévias, em final de abril ou mesmo em maio.

"Se Doria não fosse candidato, não teria problema nenhum com esse calendário, ele que força a antecipação", disse d'Avila a Folha. "A militância quer escolher o seu candidato com muito mais critério". completou

Fernando Pesaro, secretário de Desenvolvimento Social do governo Alckmin, cutucou Doria e disse que o prefeito de São Paulo precisará "sair da moita" e falar abertamente de suas pretensões.

De acordo com o jornal, a proposta será apresentada ao presidente estadual do PSDB, Pedro Tobias, e, se acolhida, pressionaria ainda mais Doria. Pesaro quer abrir um prazo de uma semana já em fevereiro para os pré-candidatos a governador do PSDB se inscreverem.