Governo do Peru tenta isolar Venezuela na Cúpula das Américas

A próxima Cúpula das Américas será realizada em Lima, no Peru, nos próximos dias 13 e 14 de abril. Porém, o governo de Pedro Pablo Kuczynski, alinhado ao bloco neoliberal do continente, já mostrou as garras contra a Venezuela.

Cayetana Aljovín - Agência Andina

Em declaração na última terça-feira (13), a ministra peruana de Relações Exteriores, Cayetana Aljovín, disparou ataques contra Caracas, ao dizer que a Venezuela não será bem-vinda em seu país para participar da Cúpula.

A posição oficial do Peru foi anunciada após uma reunião com representantes dos países membros do chamado Grupo de Lima, onde foi discutida a situação política da Venezuela.

Logo em seguida, o presidente Pedro Pablo Kuczynski usou sua conta pessoal no Twitter para reforçar a pouca diplomacia da chanceler: "Considerando a atual situação na Venezuela, meu governo decidiu que a presença do presidente Maduro na 8ª Cúpula das Américas já não é bem-vinda", escreveu.

Depois de uma longa crise política e econômica, a Venezuela entrou oficialmente no processo eleitoral para eleger o novo presidente do país. O pleito acontecerá no dia 22 de abril. Até lá, espera-se que a oposição assine o acordo de estabilidade discutido ao longo dos últimos meses com o governo na República Dominicana.

Apesar dos esforços de Nicolás Maduro em busca da paz e da estabilidade política, seu país tem sido alvo de ataques dos governos de direita da região. Estes se intensificaram após o posicionamento hostil do presidente norte-americano, Donald Trump, que além de reforçar sansões políticas e econômicas contra Caracas, tem ameaçado abertamente o país sul-americano com uma intervenção militar.