Carnaval de protestos contundentes no Brasil inteiro, avalia Jandira

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) postou um vídeo nas redes sociais em que destaca o Carnaval de protestos que marcou os dias de folia por todo o país.

Jandira - Richard Silva/PCdoB na Câmara

"Vivemos um momento de confraternização, de encontro, de coletivo e de curtir a vida e o momento que o Carnaval propicia. Mas conseguiu somar a isso espontaneamente protestos contundentes no Brasil inteiro. Protestos que se deram em vários níveis, mas principalmente contra o governo federal, em defesa do Lula, a defesa da democracia ouvida com força em todos os lugares e contra as reformas", afirmou a deputada.

Sobre o Rio de Janeiro, Jandira afirmou que o rechaço contra o prefeito Marcelo Crivela e o governador Luiz Fernando Pezão foram um protesto contra o desprezo que tiveram com o Carnaval, com a "falta de investimentos, falta de planejamento e de organização".

"O Estado não conseguiu dar o mínimo de segurança para os foliões e turistas", salientou.

Nesta quarta (14), Pezão admitiu que houve falha no planejamento de segurança do Estado durante o Carnaval. O feriado foi marcado por casos de violência; durante os quatro dias de festa, foram registrados assaltos, arrastões, espancamento e mortes.

"Não estávamos preparados. Houve uma falha nos dois primeiros dias e depois a gente reforçou aquele policiamento. Mas eu acho que houve um erro nosso. Não dimensionamos isso, mas eu acho que é sempre um aprimoramento, a gente tem sempre que aprimorar", afirmou em entrevista ao RJTV 1ª Edição, da Rede Globo.