Brasil

14 de fevereiro de 2018 - 11h51

Chico Lopes: "Desfile da Tuiuti explica e desafia o golpe"

AFP
   

Segundo ele, a ação provocou uma reflexão sobre o golpe e promoveu uma luta em defesa da democracia e contra as perdas de direitos populares impostas pelo desgoverno Temer.

"Carnaval é festa popular e é também espaço de expressão do povo contra as injustiças. E ninguém cometeu mais injustiças contra o povo brasileiro, em tão pouco tempo, do que o senhor Michel Temer, pagando aos grandes empresários nacionais e internacionais a conta do golpe", destaca Chico Lopes, apontando a retirada de direitos trabalhistas, a precarização da saúde e da educação por 20 anos, o 'liberou-geral' da terceirização, a entrega do pré-sal para estrangeiros e, agora, ainda a tentativa de insistir numa reforma da Previdência que é na verdade o fim do direito à aposentadoria.

"Neste Carnaval foram várias as manifestações contra Temer e seu governo ilegítimo, formado apenas para atender os interesses da banca e pagar a conta do golpe, rifando os direitos do povo brasileiro", ressalta Chico Lopes.

"Manifestoches" na avenida e na mídia

"Na dificuldade histórica que temos no Brasil, de os ricos aceitarem que os pobres tenham direito a viver com dignidade, algumas pessoas podem ter demorado a entender o que foi esse golpe, como ele aconteceu. E podem até ter contribuído pra ele, infelizmente. Agora, pra quem ainda não havia entendido, a escola de samba do Tuiuti desenhou e explicou", complementa o deputado, destacando como exemplos a caracterização de Temer com um boneco de vampiro com a faixa presidencial e a ala dos "manifestoches", manifestantes manipulados pela grande mídia que foram para as ruas bater panelas e defender o golpe que se voltaria rapidamente contra eles mesmos.

"Foi um desfile que entrou para a história, assim como o de Joãozinho Trinta em 1989, que denunciou a miséria extrema e a enorme injustiça social no Brasil, provocando reflexões no nosso povo e tendo repercussão em todo o mundo".

"Derrubar de vez a reforma da Previdência"

O deputado Chico Lopes considera que as diversas manifestações contra Temer e em defesa da democracia e do povo brasileiro, registradas em várias cidades neste Carnaval, mostram que o povo entendeu a engrenagem do golpe e se cansou de assistir passivamente à retirada de seus direitos.

"Essas manifestações no Carnaval sem dúvida vão reforçar o grande dia de mobilização contra a 'reforma' e em defesa da Previdência e do direito à aposentadoria, marcadas para o dia 19, em todo o País", enfatiza Chico Lopes. Em Fortaleza já está marcada manifestação para as 9 horas, havendo concentração na Praça da Bandeira. "É hora de derrubar de vez essa reforma que significa na verdade o fim da Previdência e do direito à aposentadoria", aponta o parlamentar cearense.


Fonte: Assessoria do deputado

  • VOLTAR
  • IMPRIMIR
  • ENCAMINHAR

Últimas Mais