Procurador denuncia plano colombiano para invadir a Venezuela

O procurador-geral da Venezuela, Tareq Saab, denunciou nesta segunda-feira (12) um suposto plano de "invasão militar" a seu país a partir da Colômbia e advertiu que “tanto as Forças Armadas, como as instituições e o povo venezuelano jamais permitirão tais fatos".

Tarek Saab - Divulgação

Segundo o site oficial do governo venezuelano, Saab disse que a Colômbia busca reeditar "épocas já superadas na história militar, como o bombardeio, a invasão e a ocupação a sangue e fogo, de um país pacífico como Venezuela".

O procurador advertiu, contudo, que tal cenário de invasão não será permitido porque, "a Força Armada Nacional Bolivariana e o povo e as instituições democráticas não permitirão que isso ocorra na pátria do Libertador Simón Bolívar".

Saab disse ainda que suas afirmações são feitas com "a calma e a reflexão" de quem sabe "que cada passo que fizeram aponta para o amedrontamento, para a aplicação do terrorismo psicológico, tendo todo o arsenal de propaganda transnacional a seu serviço".

O ex-chanceler venezuelano Roy Chaderton já havia apontado para um possível movimento militar contra a Venezuela ao comentar na sexta-feira (9), em entrevista televisiva, sobre a existência de uma "expectativa" de invasão militar ao país, embora não tenha esclarecido por parte de quem. "Na tentativa louca de invadir o nosso país, cada esquina vai ser uma trincheira e cada janela um espaço para um franco-atirador patriota", afirmou Chaderton.