Blocos estudantis ocupam as ruas do Brasil com festa e resistência

O carnaval é tempo de festa e também de resistência. Por isso, diversos blocos estudantis vão ocupar os espaços públicos, ruas e avenidas com alegria, irreverência e pautas importantes para a construção de um Brasil melhor para todos e todas.

Fora Temer - UNE

Em Pernambuco, terra famosa pelo seu carnaval de rua, o bloco “Seu Cuca é Nóis” há 14 anos faz da festa um ato político, popular e comprometido com a luta estudantil e dos trabalhadores. Questões como aumento de tarifa e a luta contra o machismo já foram levantadas pelo bloco.

O tradicional desfile vai sair novamente em 2018 e tomará as ladeiras de Olinda nesta segunda-feira (12). A concentração será a partir das 14h, em frente à Biblioteca Pública da cidade.

Em Salvador, aconteceu no último sábado (10) a 4° edição do “Bolinho do Estudante”.

Segundo o presidente da União dos Estudantes da Bahia (UEB), Natan Ferreira, o Bolinho de Estudante é um movimento das entidades estudantis baianas que tem como ideia levantar a bandeira do respeito, do amor, do carnaval sem machismo, sem lgbtfobia e sem racismo.

"Vivemos momentos de muitos ataques à nossa democracia e a juventude precisa estar presente e pautar as mudanças que queremos para nosso país”, disse Natan.

No Amazonas, a primeira edição do Bloco dos Estudantes vai acontecer no sábado (17) a partir das 14h na Rua Simon Bolivar, no centro de Manaus, em frente à Praça da Saudade.

Com o tema ”Lá vem 2 na moto”, o objetivo é pedir mais segurança pública e denunciar a insegurança que constantemente assola o estado.

”Existem várias formas de denunciar os descasos que acontecem no nosso estado e uma delas é a cultura, através da música, da arte… Por isso, os estudantes amazonenses vão colocar o bloco na rua para denunciar não só a falta de segurança, mas também a falta de investimento na educação e na cultura”, explicou o diretor de comunicação da UEE-AM, Ernan Passos.

Em São Paulo, o bloco dos secundaristas “Caras Pintadas”, da União Municipal de Estudantes (UMES), saiu pelas ruas última terça-feira (6) com o tema da reforma da previdência.

Próximos blocos:

Olinda

Bloco Seu Cuca é Nóis

Quando? Segunda-feira (12) a partir das 14h.
Onde? Em frente a Biblioteca Municipal em Olinda (PE).

Manaus

Bloco dos Estudantes

Quando? Sábado (17) a partir das 14h
Onde? Rua Simon Bolivar, Centro, em frente à Praça da Saudade.