Avião com 71 pessoas a bordo cai nos arredores de Moscou

Um avião de passageiros que fazia um voo doméstico caiu perto de Moscou neste domingo (11), após decolar do aeroporto Domodedovo, na capital russa. Todas as 71 pessoas a bordo morreram, segundo autoridades russas.

Destroços de avião russo - Reuters

A aeronave do modelo Antonov AN-148 era operada pela companhia aérea russa Saratov Airlines e voava em direção à cidade de Orsk, a cerca de 1.500 quilômetros da capital e próxima à fronteira com o Cazaquistão. O avião desapareceu dos radares poucos minutos depois de decolar.

Segundo agências, 65 passageiros e seis tripulantes estavam no avião. Uma fonte dos serviços de emergência disse à agência Interfax que as 71 pessoas "não tinham chance alguma" de ter sobrevivido. O governador da província de Oremburgo, para onde o avião voava, disse que mais de 60 pessoas a bordo eram da região.

O Ministério de Emergências enviou equipes para o local onde destroços foram encontrados, no distrito de Ramensky, a cerca de 40 quilômetros de Moscou.

Segundo a agência Interfax, os destroços do avião se espalharam por uma grande área. A televisão estatal russa mostrou imagens dos fragmentos da aeronave sobre a neve. A Rússia teve nevascas recordes nos últimos dias, e há relatos de que a visibilidade estava ruim.

Testemunhas do vilarejo de Argunovo viram um avião em chamas caindo. A causa do desastre ainda não foi esclarecida. O Ministério dos Transportes russo está considerando uma série de fatores, incluindo condições meteorológicas e um erro do piloto. Procuradores abriram uma investigação sobre a queda.

O avião, fabricado na Ucrânia e na Rússia, tinha sete anos de idade e foi comprado pela Saratov Airlines de outra companhia russa há um ano.

Equipamentos gastos e supervisão ruim assolaram a aviação civil russa durante anos após o colapso da União Soviética, em 1991, mas a segurança melhorou consideravelmente nos últimos anos.

O último desastre aéreo de larga escala na Rússia ocorreu em desembro de 2016, quando um Tu-154 operado pelo Ministério da Defesa e a caminho da Síria, caiu no Mar Negro minutos depois de decolar de Sochi.