Líderes de Oposição traçam estratégia comum contra desmonte de Temer

Presidentes e líderes do PDT, PCdoB, PT, PSol e PSB, se reuniram nesta quarta-feira (7), na sede do PDT, em Brasília, para traçar estratégias comuns contra o desmonte que vem sendo promovido por Michel Temer e na defesa da democracia.

Reunião sede PDT - Rogério Tomaz Jr/PT na Câmara

No encontro, os principais partidos de oposição ao governo Temer reafirmaram disposição de manter a obstrução das pautas na Câmara e no Senado para impedir o “avanço da pauta ultraliberal” encabeçada pelo presidente da República.

Segundo a líder do PCdoB na Câmara, deputada Alice Portugal (BA), “a expectativa do povo é que a Câmara diga não a qualquer texto sobre Reforma da Previdência” e a estratégia de impedir os trabalhos no Parlamento é um meio de atingir esse objetivo, visto que o próprio governo já vem anunciando que após fevereiro será inviável aprovar as mudanças nas regras previdenciárias.

Para a presidenta nacional do PCdoB, deputada Luciana Santos (PE), a unidade das legendas é a “chave para fazermos a resistência à agenda de retirada de direitos e desnacionalização da nossa economia do ilegítimo governo Temer”. Segundo ela, só assim será possível viabilizar “um projeto progressista, avançado, que possa vencer as eleições e retomar o caminho do desenvolvimento com inclusão popular no Brasil”.

No encontro, as legendas discutiram ainda o apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) reiterou que o veto judicial à candidatura de Lula não base jurídica, mas política. “Nosso partido tem uma pré-candidata à Presidência da República, que é Manuela D'Ávila, mas nós não temos dúvida de que Lula tem o direito de concorrer em igualdade de condições com todos os outros candidatos. Retirar Lula da disputa é amputar nossa democracia”, apontou.

Uma nova reunião foi agendada para o dia 20 de fevereiro – data em que o governo pretende iniciar a votação da Reforma da Previdência na Câmara. A expectativa é que ainda neste semestre, os partidos lancem um documento com alternativas para o país.

Também estiveram presentes na reunião o líder do PT, deputado Paulo Pimenta, a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann, o senador Lindberg Farias, senador Humberto Costa, deputado Décio Lima, deputado Odorico Monteiro, senador Requião, deputado André Figueiredo, deputado Ivan Valente e o senador João Capiberibe.