Justiça britânica ratifica ordem de prisão contra Julian Assange

A justiça britânica decidiu nesta terça-feira (6) que vai mantar a ordem de prisão contra Julian Assange. O fundador do Wikileaks está preso na embaixada do Equador em Londres há cinco anos, onde se refugiou ao receber asilo político depois de ser condenado à prisão na Suécia.

Julian Assange - Divulgação

Quando foi condenado na Suécia, Assange estava na Inglaterra e recebeu asilo político do Equador. Porém, nunca obteve o salvo conduto para sair da terra da rainha e viajar até o país latino-americano, por este motivo está há cinco anos preso no prédio da embaixada.

O advogado de Assange, Mark Summers, solicitou à justiça no último dia 26 de janeiro a suspensão da ordem de captura e mais três exigências. O cyberativista esclareceu no Twitter que, se a defesa vencer o primeiro ponto, toda a ordem de prisão cai.

Depois de cinco anos com asilo político, o governo do Equador concedeu a Assange a nacionalidade equatoriana. Depois de todo este tempo preso, o fundador do Wikileaks, site responsável por vazar uma série de informações que comprovam a ingerência dos Estados Unidos sobre outros países, começou a ter complicações de saúde. Ainda assim, a justiça britânica não concedeu o salvo conduto para que ela possa sair da embaixada. Se colocar os pés para fora do prédio, imediatamente é extraditado para a Suécia, onde pode ser condenado.