Governo vai insistir em nomeação de Cristiane Brasil, diz Marun

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, afirmou nesta segunda-feira (5), que o governo vai insistir na nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o Ministério do Trabalho e que não vai pedir ao PTB nova indicação.

cristiane brasil - Geraldo Magela/Agência Senado

A deputada foi escolhida para o cargo no início de janeiro, mas sua posse foi suspensa por sucessivas decisões judiciais. Atualmente, o caso aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O desgaste sofrido pela parlamentar aumentou neste final semana, quando um áudio de 2014 foi revelado. Nele, Cristiane Brasil cobrava votos de servidores públicos durante uma reunião por ela convocada. A parlamentar afirmava que eles perderiam o emprego caso ela não fosse eleita. Além deste episódio, matéria divulgada na imprensa afirmava que a parlamentar é investigada em inquérito sobre associação com o tráfico de drogas durante a campanha eleitoral de 2010. Ela nega as acusações.

Em entrevista concedida no Palácio do Planalto, o ministro afirmou que não existe nada provado contra a deputada do PTB.

“A deputada não tem nenhuma condenação, não existe nada que efetivamente denigra o nome da deputada nesse sentido”, disse Marun. Em seguida, ele foi questionado sobre a condenação de Cristiane Brasil na Justiça trabalhista.

A deputada foi condenada em 2016 a pagar uma dívida trabalhista de R$ 60,4 mil a um motorista que prestava serviços para ela e para sua família, conforme decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1) confirmada em segunda instância.

“Nós entendemos que o fato de alguém ter perdido uma ação trabalhista não significa que essa pessoa seja imoral ou amoral”, afirmou.

Já o presidente nacional do PTB e pai de Cristiane, Roberto Jefferson, mudou de tom e afirmou que a nomeação da filha ao Ministério do Trabalho está “nas mãos de Deus”.

Apesar de Marun negar, auxiliares presidenciais estão avaliando a nomeação de outro nome do partido. Uma das apostas é o deputado Alex Canziani (PR).