"Ele é apenas um, nós somos uma cidade"

A torcida do Newcastle, clube com uma das dez maiores torcidas da Inglaterra e quatro títulos da primeira divisão inglesa, protestou contra o presidente, e dono, da equipe, Mike Ashley. O mandatário acenou com a possibilidade de vender suas ações e abandonar St. James Park, mas o fato, que geraria o alivio dos torcedores dos Magpies, como são conhecidos os seguidores da equipe, ainda não se concretizou.

Por Thiago Cassis*

Torcida Newcastle

País com tradição de protestos nas arquibancadas, como a hoje popular, luta “contra o futebol moderno”, e ao mesmo tempo, também pioneiros no próprio processo de elitização do futebol com o advento da Premier League, os ingleses costumam inovar nos métodos de suas reivindicações futebolísticas.

Dessa vez, após o empate da semana passada em 1 a 1 com o Burnley, os torcedores do Newcastle, abriram faixas, com uma famosa frase de um dos maiores ídolos do clube como jogador e treinador, Kevin Keegan:

"Nunca desista do seu clube. Continue apoiando. É o seu clube e, confie em mim, um dia você o terá de volta, será tudo como você gostaria que fosse. O Newcastle é maior que qualquer um. Machuca, eu sei, mas apenas continue. Ele é apenas um, nós somos uma cidade, uma população inteira. Confie em mim”. Interessante notar o forte senso de comunidade ao redor do clube e da cidade que o apoia. 


Kevin Keegan quando atuava pela equipe do Newcastle

Quando disse “ele é apenas um”, Keegan se referia justamente ao atual dono dos Magpies, Mike Ashley. O motivo da saída do ex-jogador do cargo de técnico foi um desentendimento com Ashley. Agora o clube é treinado pelo espanhol Rafa Benítez, responsável por levar o clube de volta a primeira divisão na temporada passada. Como podemos perceber a lista recente de decepções da torcida do Newcastle é extensa, e nessa temporada a equipe já aparece novamente rondando a zona do rebaixamento.

Com pouco investimento na última janela de transferências as últimas rodadas devem trazer uma boa dose de sofrimento para a combativa torcida do clube.