Forças Armadas da Venezuela respondem EUA e reiteram lealdade a Maduro

O ministro da Defesa da Venezuela, o comandante Vladimir Padrino López, repudiou, nesta sexta-feira (2), às últimas declarações do secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Rex Tillerson.

Por Fania Rodrigues

Forças Armadas da Venezuela - Divulgação

“As Forças Armadas Forças Armadas Nacional Bolivariana repudia de maneira radial as deploráveis declarações, que consistem em um nefasto ato de ingerência. Além disso, ratificamos nosso absoluto respeito à Constituição e às leis do país, assim como nossa lealdade ao presidente Nicolas Maduro”, ressaltou Lopez.

O secretário estadunidense havia insinuado que poderia haver um golpe por parte dos militares contra o presidente Maduro. "Na história da Venezuela, como na história de outros países da América Latina, muitas vezes são os militares os agentes de mudança quando as coisas estão mal ou a liderança já não pode mais servir à população, disse Rex Tillerson, na última quinta-feira (1), durante uma palestra na Universidade do Texas.

Os militares venezuelanos, no entanto, prometeram defender o povo venezuelano contra, o que classificaram, como “intervenção estrangeira”. “Sob a liderança do nosso comandante e chefe Nicolás Maduro, seguiremos atuando de acordo com o interesse do povo venezuelano. Não aceitaremos jamais que nenhum governo ou potência estrangeira intervenha de nenhuma forma em nossa amada pátria”, disse o ministro da Defesa.

Padrino Lopez disse ainda que o secretário de Estado vem à América Latina, essa semana, para promover políticas contra a Venezuela. “Ele vai iniciar uma viagem pela América Latina para persuadir os líderes latino-americanos a intervir na Venezuela”. Nessa sexta-feira (2), Rex Tillerson chegou a Cidade do México, de lá ele parte para Argentina, Colômbia, Jamaica e Peru. O Brasil foi deixado de fora da visita oficial.

Interresse

Por trás das declarações do secretário de Estado estão os interesses da maior empresa de petróleo do mundo, a Exxon Mobil, segundo o ministro da Defesa venezuelano. “O senhor Tillerson dirigiu uma das empresas mais ponderosas do mundo. Por isso, parte do ódio que sente por Venezuela é devido a derrota em litígio, em uma disputa judicial, que venceu o comandante Hugo Chávez”, destacou Padrino Lopez.

As declarações vem no contexto da trajetória de Tillerson, que é engenheiro e funcionário de carreira da Exxon Mobil. Além disso, o atual secretário foi presidente e CEO da empresa por dez anos, entre 2006 e 2016.

Em 2007, o ex-presidente Hugo Chávez revisou os contratos de sociedade entre a estatal venezuelana PDVSA e as empresas estrangeiras. A PDVSA passou a ser sócia majoritária em todos os negócios relacionados ao petróleo, através de desapropriação e compra de ativos por parte do governo da Venezuela.

A nacionalização do setor petroleiro resultou na saída das americanas Exxon Mobil e Conoco Phillips do mercado venezuelano. O valor dos empreendimentos foi pago às petroleiras. No entanto, as duas estadunidenses abriram processos de arbitragem internacional contra o governo venezuelano em busca de indenização e compensação pela perda dos ativos.

Depois de uma longa briga judicial, o veredicto final da Câmara Internacional de Comércio (ICC, na sigla em inglês), anunciado em 2016, foi favorável ao governo à Venezuela.

Por outro lado, a americana Chevron, a britânica BP, a norueguesa Statoil e a francesa Total aceitaram permanecer no país como sócias minoritárias nos projetos petroleiros. Total e Statoil receberam US$ 1 bilhão cada em compensação pela redução de suas participações nas operações que possuem na Venezuela.