Aldo Rebelo recebe título de cidadão baiano

O presidente da Câmara Federal, Aldo Rebelo (PCdoB/SP), é o mais novo cidadão baiano. O título que lhe concedeu a honraria foi entregue na manhã desta sexta-feira, dia 26, em sessão solene na Assembléia Legislativa

Bastante concorrida, a sessão foi acompanhada por autoridades do Estado, como o vice-governador da Bahia, Eraldo Tinôco, o Arcebispo Primaz do Brasil, D. Geraldo Majella, o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Haroldo Lima, deputados federais e estaduais de vários partidos políticos, o presidente estadual do PCdoB, Péricles de Souza, e muitas outras lideranças políticas e sindicais.

No seu pronunciamento, o deputado Javier Alfaya, líder do PCdoB na Casa, destacou que a decisão de conceder o título é "pelo que Aldo representa para a política brasileira, um modelo do que devemos ter como prática republicana do mais alto nível. Aldo é uma referência fundamental hoje quanto à prática positiva do Parlamento", afirmou.

A defesa de temas de interesse nacional foi outra característica apontada pelo deputado baiano como mais um motivo para a concessão do título. "Aldo é um grande polemista a favor do Brasil e da brasilidade. É autor de projetos como o da Defesa da Língua Portuguesa e do que propõe a adição de 10% da farinha de mandioca à farinha de trigo. Propostas bastante criticadas por setores conservadores da imprensa, mas que Aldo enfrentou e defendeu, e agora essas suas idéias caminham para vitória no Congresso Nacional", observou Javier.

Homenagem com poesia

A formalidade que eventos dessa natureza exigem foi quebrada, com a entrada, em plenário, do ator baiano Jackson Costa declamando os poemas "O Homem, as Viagens", de Carlos Drummond de Andrade, "Prosoema pro’cê ará", do poeta baiano Ramon Vane, e trechos de Navio Negreiro, de Castro Alves, um dos poetas preferidos do homenageado.

Já na condição de cidadão baiano, o deputado Aldo Rebelo falou do seu orgulho e honra em ser agora conterrâneo de nomes como Gregório de Mattos, João Gilberto, Maria Quitéria, Raul Seixas, Ana Néri, Anísio Teixeira, Castro Alves, Jorge Amado, Mãe Menininha do Gantois, Glauber Rocha e tantos outros baianos que marcaram e marcam época na história política, religiosa e musical do estado e do Brasil.

Aldo Rebelo esteve pela primeira vez na Bahia em 1975, quando ainda era estudante universitário em Alagoas, seu estado de origem. Voltou em 1979, no histórico Congresso de reconstrução da UNE realizado em Salvador, ajudando na articulação e mobilização dos estudantes.  Desde então, vem freqüentemente ao estado, não se esquecendo de incluir em seu roteiro de viagens cidades do interior e do sertão baiano.   

Categorias pedem apoio

Após o encerramento da sessão, o deputado Aldo Rebelo acompanhado pelos deputados federais baianos Alice Portugal e Daniel Almeida, ambos do PCdoB, e por Javier Alfaya, recebeu uma comitiva de policiais rodoviários federais de 10 estados, que veio à Bahia pedir o intermediação do presidente da Câmara para garantir a aprovação do Plano de Carreira da categoria, cujo projeto já está em análise no Ministério do Planejamento. Fazendários da Bahia também pediram o apoio do deputado para a criação imediata da Lei Orgânica da Administração Tributária e funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que se encontram em campanha salarial, pediram a ajuda do parlamentar para a conquista dos seus pleitos.

A agenda do presidente da Câmara na Bahia teve continuidade à tarde, no município do Recôncavo baiano de Cruz das Almas, onde inaugurou o Centro de Tecnologia em Mandioca da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa.

De Salvador,
Hilda Fausto