Sociólogo defende reindustrialização como saída para a crise

Em palestra para o Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região, o sociólogo Zito Vieira, diretor de Serviços da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), foi o convidado da diretoria do sindicato na primeira reunião de 2018, realizada na manhã da segunda-feira (29), no Clube dos Metalúrgicos, em Betim.

Debate Metalúrgicos de Betim - Foto: Sindimetal-Betim

No debate com os diretores, Zito defendeu a industrialização no país como primeiro passo para a retomada da economia e a geração de postos de trabalho. "Com o governo Temer, regredimos 100 anos. O que hoje vimos é um país sem rumo, cujo governo não tem um projeto nacional de desenvolvimento. A industrialização está comprometida e, com isso, o processo de desindustrialização tem se aprofundado cada vez mais, agravando o desemprego".

Para o sociólogo, o golpe que tirou a presidenta Dilma da presidência da República, continua em pleno curso. "O golpe é contínuo, assustador. Ele continua, como vimos, com a reforma trabalhista, e agora com a tentativa de reforma da previdência. O objetivo de Temer é atender ao consórcio midiático e financeiro, ou seja, não tem nenhuma responsabilidade com a industrilização brasileira", alertou.

Diante desse cenário adverso, Zito ressaltou a importância dos sindicatos na conscientização e organização dos trabalhadores e trabalhadoras e para incentivá-los a lutar para mudar a realidade brasileira. Ele também defendeu a criação de uma frente ampla, formada por sindicatos, partidos políticos, Igreja, entidades, como a OAB e organizações do setor produtivo, para buscar uma saída para o país. "É uma luta prolongada, complexa e profunda, mas possível de ser vencida", ressaltou.