Sindijor-PR repudia agressão de grupo Pró-Lava Jato contra jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR) repudia a agressão sofrida pelo jornalista Rafael Moro Martins, na quarta-feira (24), durante a cobertura do julgamento do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. O profissional foi agredido em frente à Justiça Federal, em Curitiba, por manifestantes que apoiam a Operação Lavajato.

Basta SindijorPR repudia agressão a jornalista cometida por apoiadores da Lava Jato - reprodução

O portal The Intercept Brasil, para quem o jornalista cobria a manifestação, divulgou o vídeo da agressão no Twitter, no momento em que o profissional filmava o acampamento de militantes pró-Lavajato. Policiais militares, que faziam a segurança do local, presenciaram o ataque. Moro Martins recebeu um empurrão, que acabou por derrubar o seu celular. Apesar da agressão, o jornalista não se feriu.

Para a entidade, a agressão a jornalista é um atentado à liberdade de expressão. O SindijorPR alerta que impedir profissionais da imprensa de realizarem seu papel, representa grave violação ao direito à informação e ao livre exercício profissional. A sociedade deve ter consciência do papel fundamental do jornalista para manutenção da Democracia e não o censurar de forma violenta no cumprimento de sua função.

Confira o vídeo reproduzido do The Intercept Brasil: