Venezuela diz condenação de Lula é para impedir “iminente eleição”

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou nesta quinta-feira (25) sua "absoluta solidariedade e respaldo" ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo recurso diante da condenação no caso do tríplex foi negado na quarta (24). Ele nega ser o dono do imóvel.

Maduro e Lula - Reprodução

“[Esta é uma] Decisão que abertamente procura desabilitá-lo e impedir sua iminente eleição como Presidente da República Federativa do Brasil”, diz Maduro, em comunicado divulgado pela chancelaria do país.

“Resulta inaceitável e contrário aos princípios democráticos que a direita brasileira, em parceria com os poderosos meios de comunicação, manipule as instituições judiciais com a manifesta intenção de atrapalhar a volta da Revolução popular do Brasil à presidência do país sob as mãos de Lula da Silva. Estas ações não somente refletem irrefutavelmente o golpe continuo contra o Povo brasileiro, mas também formam parte de uma arremetida sistemática contra a integração latino-americana e caribenha”, afirma o comunicado.

O texto prossegue e diz que Caracas “une-se ao clamor popular, nacional einternacional que grita numa voz só: ‘Eleição sem Lula é fraude!’”.

Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção. A pena anterior, determinada pelo juiz Sérgio Moro, era de 9 anos e 6 meses. Os desembargadores do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) definiram também que a execução da pena somente se dará após os recursos cabíveis no próprio TRF-4.

Veja o comunicado na íntegra:

O Presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, em nome do Povo e Governo venezuelano, expressa sua absoluta solidariedade e apoio ao líder brasileiro e candidato presidencial, o companheiro Luiz Inácio Lula Da Silva, perante a decisão claramente política e antijurídica adotada pelos juízes do Tribunal Federal da Quarta Região do Brasil, no dia de ontem 24 de Janeiro de 2018. Decisão que abertamente procura desabilitá-lo e impedir sua iminente eleição como Presidente da República Federativa do Brasil.

Resulta inaceitável e contrário aos princípios democráticos que a direita brasileira, em parceria com os poderosos meios de comunicação, manipule as instituições judiciais com a manifesta intenção de atrapalhar a volta da Revolução popular do Brasil à presidência do país da mão de Lula Da Silva.

Estas ações não somente reflitam irrefutavelmente o golpe continuo contra o Povo brasileiro, mas também formam parte de uma arremetida sistemática em contra da integração latino-americana e caribenha.

Venezuela une-se ao clamor popular, nacional e internacional que grita numa voz só: “Eleição sem Lula é fraude!”; e reitera sua solidariedade com o líder operário do Partido dos Trabalhadores. O companheiro Lula há ainda muito por fazer pelo seu amado povo brasileiro, bem como pelos direitos sociais e a união dos povos da Nossa América.