Daniel Almeida: Falso argumento de que há rombo na Previdência Social

O deputado federal, Daniel Almeida (PCdoB-BA) criticou duramente a reforma da Previdência Social que o governo ilegítimo de Michel Temer tenta desesperadamente aprovar no Congresso e da perseguição que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sofrendo para que não consiga sair candidato nas eleições presidenciáveis de ano. O deputado tratou desses e outros assuntos na entrevista que concedeu à televisão baiana, TV Aratu, nesta sexta-feira (19).

Daniel Almeida 2 - Foto: Reprodução

Questionado sobre a reforma da Previdência, o deputado explicou que Michel Temer não tem legitimidade de governar o país, pois não foi eleito e não apresentou para o povo ter o poder de decisão sobre reformas que mexem completamente com a vida do cidadão, como as propostas de mudanças [Trabalhista e da Previdenciária].

Daniela Almeida questionou ainda a aposentadoria precoce do presidente que quer mudar a forma do brasileiro se aposentar. “Temer se aposentou com 55 anos, ele poderia abdicar da sua aposentadoria, ao invés de querer jogar nas costas do pobre”.

Segundo Daniel, é falso o argumento de que há rombo na Previdência Social. A Constituição Federal de 1988 instituiu o chamado orçamento da Seguridade Social. Sabendo que somente a contribuição dos que estão trabalhando não seria o suficiente para cobrir as despesas da previdência, colocaram tudo num orçamento só: a seguridade da Saúde, da Previdência Social e Assistência Social. Foi estabelecido uma cesta de tributos – impostos de contribuição – para garantir isso, questionou.

Daniel explica que esse orçamento é superavitário, com resultados positivos anualmente. “O que eles [governo] estão fazendo, é pegar 30% desse orçamento para cobrir serviços de dívida. Também há uma inadimplência de grandes contribuintes da previdência que chega a 450 bilhões de reais e não é cobrado”.

PCdoB na Bahia

Na opinião do deputado comunista, o PCdoB tem uma das sessões mais fortes do país na Bahia. Filiado desde 1981 e dirigente do partido desde 1985, Daniel se orgulha de ter sido o deputado federal da legenda mais votado no estado, com quase 136 mil votos, nas eleições de 2014.

“A característica da solidez na filiação partidária está relacionada com o pensamento filosófico e ideológico que nos orienta. Entramos num partido em função do pensamento e do programa que o partido tem”. Daniel Almeida é exemplo disto com 35 anos de vida pública filiado sempre ao PCdoB.

Lula

Assim como o seu Partido, o PCdoB, Daniel Almeida também defende o direito de Lula ser candidato à Presidência da República nas eleições deste ano. Em sua opinião, o ex-presidente é o maior líder político do Brasil, com uma história brilhante.

Confira a íntegra da entrevista: