Cuba tem o maior desenvolvimento educacional do continente, diz Unicef

Apesar das limitações decorrentes do bloqueio econômico, financeiro e comercial imposto pelos Estados Unidos a Cuba, a pequena ilha se destaca pelos altos níveis educacionais que oferece a todas as crianças e jovens de forma gratuita. Segundo a Unicef, é o país com maior índice de desenvolvimento na Educação do continente e o único que cumpre todos os objetivos globais do programa Educação Para Todos, estabelecidos pelo organismo.

Escola cubana - Divulgação

De acordo com relatórios da Unicef divulgados recentemente, a ilha comunista cumpre a maior parte das propostas referentes à Educação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU. Além disso, tem o maior desenvolvimento educacional da América Latina. Isso porque, é um dos países que mais investe neste setor, mesmo com muitas dificuldades econômicas.

Enquanto muitos países latinos não destinam nem 10% de seus PIBs à educação, Cuba investe 13% do PIB no setor. Em 2017 os investimentos do governo de Raúl Castro nesta área foram superiores a R$100 milhões, destinados à formação de professores e ao funcionamento de escolas de vários níveis de ensino.

Direito inalienável

Na Constituição cubana, a Educação é declarada como “um direito inalienável a todos os cidadãos”, portanto, uma prioridade do Estado.

O ensino universitário, os programas de prevenção da delinquência, a educação sexual responsável, a formação de valores e as questões de gênero assumem um lugar de destaque no programa de ensino cubano.

Durante a 15ª edição do Congresso Internacional Pedagogia, realizado em Havana em 2017, os representantes da Unesco ficaram surpresos com as conquistas alcançadas pela ilha no âmbito da Educação.

Entre as virtudes destacadas estão a existência de um sistema inclusivo, a gratuidade do ensino e os altos índices de qualidade.