Candidato progressista lidera pesquisas presidenciais no México

Em meio a uma profunda crise política e econômica, as eleições presidenciais do México prometem novos ventos ao país que hoje está dominado pelo narcotráfico. Segundo uma pesquisa divulgada pelo jornal El Economista, o candidato progressista Andrés Manuel López Obrador lidera as intenções de voto para o pleito que acontece em 1º julho.

López Obrador - Divulgação

López Obrador está à frente do partido Morena (Movimento de Renovação Nacional) e tem um programa de governo totalmente distinto do atual presidente, o neoliberal Enrique Peña Nieto.
Segundo dos dados divulgados pelo jornal mexicano, López Obrador tem 23,6% das intenções de voto, 6% do que nas pesquisas realizadas em dezembro último.

É larga a vantagem do progressista sobre seus adversários. Em segundo lugar está Ricardo Anaya, presidente do Partido Ação Nacional (PAN), com 20,4%. Já o candidato apoiado por Peña Nieto, José Antonio Meade, aparece em terceiro lugar nas pesquisas com 19%.

Além de López Obrador, este ano haverá outra candidata de esquerda na disputa, a representante dos zapatistas e dos povos originários, Marichuy. Porém, a médica indígena não se destaca como uma força política.