Papa diz que a humanidade está a um passo de um holocausto nuclear

O Papa Francisco advertiu que o mundo está apenas a "um acidente" de distância de um holocausto nuclear diferente de qualquer coisa que já tenhamos visto, e relembrou imagens da Segunda Guerra Mundial para ilustrar seu ponto de vista. "Eu acho que estamos no limite. Estou realmente com medo disso. Um acidente é suficiente para precipitar as coisas", afirmou o pontífice.

Papa no Chile - Fotos Públicas

Em visita à América do Sul, o papa não mencionou explicitamente a tensão entre Estados Unidos e Coréia Popular, mas citou exemplos de conflitos durante a Segunda Guerra e alertou sobre o perigo de se viver algo parecido novamente.

Durante uma missa no Chile, a assessoria do pontífice distribui uma fotografia aos fiéis onde aparece um jovem que carrega nos ombros seu irmão morto após o ataque nuclear dos EUA à cidade japonesa de Nagasaki, em 1945.

"Fique comovido quando vi isso. A única coisa que eu poderia pensar em acrescentar seria a palavra ‘o fruto da guerra’", disse o papa após mostrar a imagem aos fiéis. "Queria tê-la reimpresso e distribuído porque uma imagem como essa pode ser mais comovente do que mil palavras. É por isso que eu queria compartilhar isso com vocês".

A popularidade do papa no Chile é a mais baixa do continente e nesta semana ele foi recebido com protestos e catedrais incendidas. No entanto, Francisco busca resgatar a confiança na igreja.

Em um evento com autoridades políticas e religiosas nesta terça-feira (16), o papa pediu perdão às vítimas de abuso sexual por membros da Igreja e reafirmou que os crimes devem ser investigados.