Luta em defesa de direitos continua em 2018, diz Luciana Santos

Para a presidenta nacional do PCdoB, a deputada Luciana Santos, o principal desafio da esquerda para 2018 é não permitir ainda mais retrocessos diante do cenário de golpe. “Em 2018 segue a pressão para que os direitos da nossa gente, conquistados com tanta luta, sejam respeitados”, afirmou.

Luciana Santos Cultura - Foto: Richard Silva/PCdoB na Câmara

Ao longo de 2017, a deputada lutou nas ruas e no parlamento para barrar a proposta apresentada pelo presidente ilegítimo Michel Temer da reforma da Previdência Social (PEC 287/16), cujo objetivo é retirar a aposentadoria dos trabalhadores e trabalhadoras.

A proposta foi pautada na Câmara dos Deputados no ano passado e sem os votos necessários a base governista adiou a votação da PEC 287/16 para este ano. Segundo Luciana, existe a necessidade de uma reforma na Previdência, em função do aumento da longevidade da população, mas esta proposta que está sendo apresentada pelo governo Temer não serve porque retira os direitos já conquistados dos trabalhadores.

Em dezembro do ano passado, antes do recesso parlamentar, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confirmou que a PEC 287/16 será votada no dia 19 de fevereiro, logo após o feriado do
Carnaval. Para a reforma ser aprovada o governo precisa alcançar os 308 votos.

Segundo Luciana, cabe à bancada progressista se unir para enfrentar esta medida que vai atingir diretamente a vida da população braisleira.