Encontros Eleitorais Regionais do ES

Claudio Machado e Anderson Falcão* O fim das coligações para 2020 tem impacto direto já nas eleições de 2018, pois […]

Encontro Eleitoral Regional do Sul do ES

Claudio Machado e Anderson Falcão*

O fim das coligações para 2020 tem impacto direto já nas eleições de 2018, pois muitos candidatos e candidatas que disputarão as eleições desse ano e não se elegerem, terão seus nomes reforçados para as eleições municipais de 2020.

Outra grande mudança na legislação é a criação do Fundo Eleitoral, para financiamento público de campanhas, como forma de substituição ao financiamento por empresas, já proibido.

Também de grande importância para nossa tática é a mudança que se refere à eleição de candidatos e candidatas com base na chamada sobra de votos de uma chapa ou coligação. Conforme a nova legislação, para que alguém se eleja com base na sobra de votos, não é mais necessário que o partido ou coligação atinja o quociente eleitoral para ter direito a vagas pelo cálculo das sobras. Mas é importante lembrar, que só terá direito ao benefício da eleição pela sobra, o candidato ou candidata que atingir pelo menos 10% de votos em relação ao quociente eleitoral.

Para tratar desses e outros aspectos relacionados às eleições de 2018, o PCdoB/ES decidiu organizar Encontros Eleitorais Regionais, com a seguinte programação:

Encontro Eleitoral Sul e Montanas: Cachoeiro, Vargem Alta, Muqui, Alegre, Guaçuí, Castelo, Bom Jesus, Ibatiba; em Cachoeiro, dia 11 de janeiro, quinta, de 18h às 21h, no Centro Operário,  Rua 25 de março, 189, Centro.

Encontro Eleitoral Sul Litoral: Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kenedy, a ser realizado no distrito de Itaipaiva (Itapemirim), no dia 14 de janeiro, das  8h e 30min às 12h, rua Belo Horizonte, Caminho do Sítio.

Encontro Eleitoral Norte 3: Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Sooretama, São Mateus, Jaguaré, Santa Tereza; em Aracruz, na data de 17 de janeiro, quarta, das 18h às 21h, na sede do Sindicato dos Servidores Municipais de Aracruz – SISMA.

Encontro Eleitoral Noroeste: Baixo Guandu, Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Itarana, São Roque, Itaguaçu e Colatina. A ser realizado em Baixo Guandu em 21 de janeiro, domingo, de 9h às 12h, em local a ser definido.

Encontro Eleitoral Grande Vitória: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão e Guarapari: em Vitória, no dia 25 de janeiro, 18h às 21h, no SINPRO/ES, Rua Ulisses Sarmento, 24 – salas 301 a 309 – Ed. Leon Trade Center, Praia do Suá – Vitória/ES.

Encontro Eleitoral Norte 2: Pinheiros, Montanha, Ponto Belo, Mucurici, Pedro Canário, Conceição da Barra, Boa Esperança; em Pinheiros, 27 de janeiro, das 8h e 30min às 11h e 30min, em local a ser definido.

Encontro Eleitoral Norte 1: São Gabriel, Governador Lindemberg, Vila Valério, Nova Venécia, Pancas, Ecoporanga, B. S. Francisco, Alto Rio Novo, Mantenópolis, Marilandia; em São Gabriel, na data de 28 de janeiro, das 9h às 12h, na Câmara Municipal.

Nessa quinta feira, 11 de janeiro foi realizado em Cachoeiro de Itapemirim o primeiro desses Encontros, superando as expectativas em quantidade e qualidade. Contou com a participação de 35 militantes, dirigentes municipais e pré-candidatos e candidatas dos municípios de Cachoeiro, Muqui, Castelo, Alegre, Bom Jesus do Norte e Afonso Claudio.

Um dos destaques foi nosso vereador de Alegre, Claudinho do Café, que elogiou a iniciativa da direção estadual pela realização dos Encontros Eleitorais , pela sua importância para as eleições vindouras e pela oportunidade de poder confraternizar com dirigentes e militantes dos municípios da região. Declarou total apoio ao projeto eleitoral do PCdoB e se colocou a disposição para ajudar, com sua candidatura.

Durante o debate, vários camaradas se manifestaram, colocando seus nomes a disposição do Partido, para contribuir com o projeto.

Pela Comissão Política Estadual estiveram presentes Ronaldo Barboza, Anderson Falcão , Claudio Machado e Edson Gomes, que também é presidente do Sindieducação e pré-candidato a deputado estadual.

Marcaram presença Marcilene Majeski e Nivan Ramos Barina, membros do Comitê Estadual; Humberto Mileip, vice-presidente do Sindipol e pré-candidato a deputado estadual.

Após o encerramento foi realizado o ato de lançamento da pré-candidatura da camarada Vera Lucia do Carmo Jorge, de Cachoeiro de Itapemirim, que deverá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.