Ricardo Patah: Só um governo eleito pelo povo poderá mobilizar o país

“O bom governante é também aquele que dá esperanças ao povo e à Nação. É, portanto, o oposto da radicalização neoliberal que estamos sofrendo”, declarou a Agência Sindical o presidente da União Geral dos Trabalhadores, Ricardo Patah. 

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT

O dirigente, que também é presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, afirma que o governo de Michel Temer “desperdiçou a oportunidade de governar em prol dos interesses dos brasileiros, de mobilizar capital e trabalho num projeto de desenvolvimento nacional”.

“Acredito que só um próximo governo, eleito pelo povo, terá condições de trazer melhorias, apoiado em sua legitimidade e capacidade de mobilizar a sociedade, para combater com força a corrupção e tirar as pessoas à margem da cidadania”, ressaltou Patah.

Na opinião do sindicalista, o resultado trazido pelo atual governo fez crescer a informalidade e a precariedade nas condições de trabalho. “Sem falar na ameaça do trabalho intermitente, cujo pagamento ao final de um mês talvez nem cubra as despesas da pessoa com o transporte e alimentação”.

Crescimento, emprego decente, ética nos negócios públicos e inclusão social são as bandeiras da UGT para 2018, segundo o presidente da entidade. Nos dias 10 e 15 de janeiro, a central realizará reuniões para traçar um calendário de ações para 2018.

Segundo Patah, o governo está na contramão do que pensa a UGT: “Todos os atos do governo Temer acabam batendo contra a ideia da retomada do crescimento, jogam água fria na economia. O último deles é a redução no valor do salário mínimo, em R$ 11,00, achatando ainda mais seu poder de compra, que já é muito baixo”.