Presidente da Venezuela anuncia aumento de 40% do salário mínimo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fez um balanço do ano de 2017 neste domingo (31) e anunciou aumento de 40% do salário mínimo para o povo venezuelano. A medida, divulgada em seu programa semanal que vai ao ar em rede nacional, busca ampliar o poder de compra e proteger os trabalhadores da crise econômica que o país atravessa.

Nicolás Maduro - AVN

Em sua mensagem de final de ano ao povo, o presidente fez um balanço das conquistas obtidas por seu governo, assim como dos processos eleitorais realizados ao longo de todo o período de 2017, os quais o chavismo venceu quase com totalidade. Só neste ano aconteceram eleições estaduais, municipais e a Assembleia Constituinte.

Para Maduro, apesar das agressões midiáticas que seu governo sofreu, a Venezuela conseguiu fortalecer vínculos com outros países progressistas da região e manteve sua liderança frente a organizações sociais.

Mesmo com a crise econômica que o país vem enfrentando, o presidente decidiu aumentar em 40% o salário mínimo. O objetivo é proteger a população das especulações do mercado financeiro. O aumento entra em vigor já nesta segunda-feira (1/1).

O presidente também decretou aumento no sistema de aposentadorias que passou de 177.507 bolívares para 248.510 bolívares. Por fim, Maduro garantiu que a partir dos dias 6 e 7 de janeiro de 2018 o governo colocará em prática o Plano Pátria 2019-2025, cujo objetivo é avançar com as conquistas da revolução bolivariana.