Base dos EUA em Al-Tanf está totalmente bloqueada pelo exército sírio

O exército sírio bloqueou totalmente a base militar norte-americana de Al-Tanf, onde têm sido treinados militantes de grupos terroristas que posteriormente vão para outras regiões, afirmou o chefe do Estado-Maior russo, general do exército Valery Gerasimov.

Tropas americanas Síria - AP

“A base militar norte-americana de Al-Tanf na Síria está totalmente bloqueada pelas tropas sírias (…) O mais importante é que há alguns meses estamos testemunhando a saída de militantes de lá”, disse o general em entrevista ao jornal russo Komsomolskaya Pravda.

Segundo o militar, quando o bloqueio não era tão intenso, da região de Al-Tanf saíram cerca de 350 militantes.

“Havia a ameaça de captura da cidade de Al-Qaryatayn, na Síria (…) Suas forças foram derrubadas. (…) Está claro que lá (na base) são treinados militantes. Para piorar, lá fica o acampamento de refugiados de Rukban, o maior na Síria”, comentou.

Outro lugar onde estariam sendo treinados militantes é o acampamento de Shaddadi, no nordeste da Síria. O general acrescentou que no momento cerca de 750 militantes permanecem no acampamento de Shaddadi e uns 350 no de Al-Tanf.

Na opinião de Gerasimov, a coalizão internacional liderada pelos EUA não tinha nem tem a intenção de destruir o Daesh (também chamado de Estado Islâmico).