O Dieese para os trabalhadores

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, Dieese, criado pelo movimento sindical para realizar pesquisas de apoio à luta dos trabalhadores, comemorou 62 anos no dia 22 de dezembro.

Por João Carlos Gonçalves*

ato Brasil metalúrgico em sp 14 de setembro - Murilo Thomaz

Sua criação ocorreu devido à forte desconfiança dos sindicatos em relação aos dados oficiais da inflação, uma vez que estes dados não refletiam o que os trabalhadores sentiam no bolso.

Como os sindicalistas não tinham conhecimento técnico para demonstrar o quanto os rendimentos não correspondiam ao custo de vida, buscaram na intelectualidade apoio para a construção de um sistema de cálculo que refletisse a realidade. Assim, em 22 de dezembro de 1955 o Dieese iniciou uma longa trajetória baseada no tripé: pesquisa, assessoria e educação.

Em sua história o Departamento foi fundamental para grandes avanços do movimento sindical. Exemplos disso são: a criação de um minucioso Índice de Custo de Vida, a Pesquisa de Emprego e Desemprego, a pesquisa da cesta básica, e, como fatos pontuais: em 1977, a denúncia da manipulado a inflação de 1973; na década de 1990, a contestação dos dados oficiais demonstrando que “bico” não é emprego e que a taxa de desocupação era muito maior do que traziam os dados oficiais.

Atualmente se impõe para a entidade o grande desafio da reforma trabalhista, que flexibiliza as relações de trabalho e fragiliza sindicatos. As dificuldades financeiras com certeza exigirão de nós soluções e reformulações no movimento sindical, inclusive no DIEESE.

O movimento sindical e o Dieese encaram com a grandeza e a dignidade de resistir. Resistir porque, em um contexto instável como o de agora, mais do que nunca os trabalhadores precisam do apoio confiável e incontestável do Dieese.

*João Carlos Gonçalves, o Juruna, é secretário-geral da Força Sindical e vice-presidente dos Metalúrgicos de São Paulo