Caravana Bora pra Cuba?

 Em 2019, dois dos mais significativos fatos históricos de Cuba estarão completando 60 e 65 anos respectivamente: A revolução cubana e o assalto ao Quartel de Moncada

Caravana Bora pra Cuba? I

 Claudio Machado

No dia primeiro de janeiro de 1959, o Exercito Rebelde entra em Santiago de Cuba, algumas horas depois da fuga do ditador Fulgêncio Batista para Miami. Era a vitória da Revolução liderada por Fidel Castro.

Cinco anos antes, no dia 26 de julho de 1953, Fidel e cerca de 160 rebeldes tentaram tomar o Quartel de Moncada, na mesma Santiago de Cuba, ação que embora fracassada, consolidou a liderança de Fidel e originou a organização do Movimento 26 de Julho, organização revolucionária que liderou o Exército Rebelde vitorioso.

Para comemorar estas duas datas e contribuir com o fortalecimento do Movimento de Solidariedade a Cuba no Brasil, a Associação Cultural José Martí no Espírito Santo – ACJM/ES, juntamente com o Comitê de Defesa da Revolução do Distrito Federal – CDR, o Comitê Rússia/Brasil e A Coordenação da Caravana Brasil/Rússia em comemoração aos 100 anos da revolução socialista de 1917, estão organizando uma caravana a Cuba programada para os dias 19 a 29 de julho de 2019.

Para o alinhamento da caravana com política de solidariedade do governo cubano, foi realizada uma reunião com membros da embaixada de cuba em Brasília, onde participaram pela coordenação da caravana, Afonso Magalhães e Marlúzio Ferreira Dantas, que se reuniram com Rolando Antonio Gómez González, Encarregado de Negócios da embaixada; Juan Pozo Alvarez, 1º Secretário e Fabio Simeón González, Consul para Assuntos Culturais.

A caravana já conta com mais de 200 pessoas pré-inscritas e o roteiro a ser seguido em Cuba, assim como a programação (que irá intercalar atividades culturais, turísticas e políticas) estão em fase de elaboração para apresentação e aprovação.

Para a viagem está sendo estruturado um pacote que incluirá passagens, hospedagens e transporte terrestre em Cuba, sem alimentação.

Em breve os organizadores irão divulgar mais detalhes dos preparativos para a caravana, inclusive com o valor mensal que cada participante deverá depositar mensalmente em uma conta/fundo para arcar com as despesas do pacote.

Os interessados poderão fazer contato por intermédio pelo email acjmes@gmail.com