Jane Fonda aos 80 prova que ativismo e elegância nunca envelhecem

Neste 21 de dezembro de 2017 Jane Fonda, a “rainha das galáxias” que inspira mulheres desde a década de 1960, quando estrelou, em 1968, o filme “Barbarella queen of the galaxy”, chega àquele aniversário emblemático na curva da vida. Fonda é mais que um exemplo de como a questão da velhice tem que ser repensada. 

Por Carolina Maria Ruy*, na Rádio Peão

Jane Fonda

É mais que um dado sobre a longevidade. Isso porque sua influência na sociedade foi muito além do penteado e da maquiagem . Ela defendeu e defende que as pessoas devem cuidar do corpo, bem como da mente e do mundo que as rodeiam. Foi precursora do estilo “fitness”, com aulas gravadas em vídeos que viraram febre nas décadas de 1980 e 90, e mostrou ao mundo que engajamento, bem estar, ativismo, elegância e autoestima nunca envelhecem. Sim, seu exemplo contribuiu para uma sociedade mais saudável, física e espiritualmente.


Jane e seu pai, o ator Henry Fonda

Em 1973 Jane casou-se com o ativista político Tom Hayden, um dos ícones da esquerda estadunidense, e se engajou em protestos contra a Guerra do Vietnã e questionando a política externa do país. Sua visita a Hanói, antiga capital do Vietnã do Norte, onde foi fotografada sentada num canhão de defesa antiaérea da cidade, lhe rendeu a ira do governo Nixon e dos conservadores, além do apelido de “Hanói Jane”.

Filha do renomado ator Henry Fonda, teve uma relação conturbada com o pai que, aparentemente, só se resolveu através da produção e atuação no filme Num lago dourado, um ano antes do falecimento de Henry, em 1981. O filme rendeu a Jane indicação ao Oscar na categoria de melhor atriz coadjuvante e o único Oscar de melhor ator de Henry Fonda, recebido por Jane, uma vez que ele estava muito doente.

Em março de 2017, a atriz revelou que foi violada, vítima de abuso sexual quando criança e despedida por não ter dormido com o chefe.

Atualmente ela estrela a série da Netflix Grace and Frankie, que mostra duas mulheres se vêem solteiras após décadas de casadas. A série encanta ao mostrar uma vida social, profissional e sexual funcionando em plena normalidade entre mulheres na casa dos 70 anos.

Sua festa de aniversário de 80 anos começou em 9 de dezembro, e tem o objetivo arrecadar 1,3 milhão de dólares (4,2 milhões de reais) que serão destinados à sua organização, fundada em 1995 para proporcionar educação sexual e ajudar a evitar a gravidez de adolescente.

Assita o trailer de Grace & Frankie: