ALBA-TCP, uma poderosa arma de libertação

O presidente de Venezuela, Nicolás Maduro, destacou na semana passada a liderança de Fidel Castro e Hugo Chávez no processo de criação, há 13 anos, da ALBA-TCP, que qualificou de uma ''poderosa aliança de libertação''

Maduro na ALBA em Cuba

Ao falar no Palácio de Convenções de Havana, no ato pelo aniversário da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América- Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) e diante o presidente cubano, Raúl Castro, Maduro assegurou que "valeu a pena" percorrer este caminho.

Disse que com a ALBA-TCP colocou-se em funcionamento um mecanismo integracionista que pôs no centro os humildes.

O governante sul-americano, que passou por Cuba horas após realizar uma longa viagem de volta de Istambul, na Turquia, expressou que sem a consolidação da ALBA teria sido impossível a fundação da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Realçou o papel de Cuba e Venezuela no estabelecimento de um clima de confiança que permitiu abrir o caminho da unidade na diversidade.

Os sonhos desses dois gigantes, disse ao referir-se a Fidel Castro e Hugo Chávez, estão acontecendo. "Somos nós os continuadores", apontou o mandatário ao recordar o abraço dos dois líderes faz 23 anos (em 14 de dezembro de 1994).

Ao refletir sobre o cenário regional, o líder lembrou que "nada caiu do céu" e que "há outro mundo que vai surgindo diante dos poderes imperiais".

O governante falou sobre as agressões contra seu país: "a perseguição obsessiva tenta nos afixiar", mas "o imperialismo dos Estados Unidos nada poderá com a Revolução bolivariana", sentenciou.

Quanto a Cuba, ponderou a resistência da nação caribenha, submetida a um férreo bloqueio por parte de Washington faz 55 anos. "Gosto mais de utilizar o termo 'perseguição ativa ao comércio', às contas bancárias, aos movimentos financeiros', comentou.

"Cuba tem atingido o consenso mundial em espaços como as Nações Unidas", onde uma esmagadora maioria de países "tem dito não ao bloqueio".

Durante seu discurso, Maduro referiu-se também ao triunfo do chavismo nas recentes eleições, onde atingiu 305 das 335 prefeituras venezuelanas.

Igualmente ponderou a cooperação entre Cuba e Venezuela, mediante a qual mais 40 mil dos seus conterrâneos graduaram-se como médicos em Havana.

Nascido em 14 de dezembro de 2004 em Havana, o bloco ALBA foi integrado inicialmente por Cuba e Venezuela, e depois somaram-se a Antiga e Barbuda, Bolívia, Dominica, Equador, Nicarágua, Santa Luzia, São Vicente e as Granadinas, São Cristóbal e Neves, e Granada.

"Fidel e Chávez aí estarão sempre com seu sorriso, com sua verdade dita aos ventos: sejamos como eles. Podemos ser como eles. Que é difícil o caminho, quem disse que ia ser fácil; deve-se ter muita tenacidade e perseverança", apontou Maduro.

Este é o caminho: o caminho da integração, disse ao ratificar que "os sonhos de Fidel e de Chávez irão se cumprir".