Irã critica possível decisão de Trump em deixar acordo nuclear 

O Irã afirmou nessa terça-feira (19) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não pode causar o colapso do acordo nuclear fechado pelo governo iraniano com seis grandes potências mundiais

Hassan Rouhani

"O acordo nuclear não irá desmoronar… Aqueles que esperam que Trump causará seu colapso estão errados", disse o presidente do Irã, Hassan Rouhani, em discurso transmitido ao vivo pela TV estatal.

No dia 12 de dezembro, os Estados Unidos deixaram expirar o prazo de 60 dias sem aplicar novas sanções ao Irã, apesar das ameaças continuas de Trump. A decisão deixou o acordo internacional que congela o programa nuclear iraniano intacto por hora. 

Em outubro, o presidente norte-americano recusou assinar um documento que certifica que o Irã cumpre as principais normas previstas pelo acordo assinado em 2015 pelos EUA e outros seis países. A decisão abriu uma janela de 60 dias durante a qual o Congresso poderia ter aplicado o regime de sanções que o acordo bloqueia – o que acabaria por enterrar o acordo.

Os líderes do Congresso não apresentaram qualquer plano para reintroduzir as sanções, diz a Reuters. Contudo, em janeiro Trump deverá decidir novamente se continua a certificar que o Irã cumpre o acordo nuclear, ou se acusa o Irã de não cumpri-lo, apesar de as outras nações que assinaram o documento não concordarem com as suspeitas de Trump e criticarem a ideia de por fim ao acordo; além disso, a fiscalização da Agência Internacional de Energia Atômica não apontou qualquer desvio do que doi combinado por parte do Irã. 

Trump precisa decidir até o meio de janeiro se quer manter a suspensão das sanções contra o Irã ou se acusará o país, ignorando as criticas internacionais relativas ao abandono do acordo.