Reino Unido discorda da decisão de Trump sobre Jerusalém 

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse nessa terça-feira (19) durante uma conversa telefônica com Donald Trump que não está de acordo com a decisão dos EUA em reconhecer Jerusalém como a capital de Israel 

Theresa May e Donald Trump

O diálogo entre ambos é inédito desde a a decisão tomada por Trump há duas semanas. Antes disso, havia ocorrido um atrito entre ambos os governos devido a um vídeo anti-islâmico publicado por um partido de extrema-direita do Reino Unido que o presidente norte-americano compartilhou em seu Twitter. May disse que Trump agiu de forma incorreta ao difundir o vídeo.

Apesar do incidente diplomático, o porta-voz da primeira-ministra explicou que o atraso da conversa entre ambos os líderes se deu apenas por uma questão de "calendário".

May manifestou seu desacordo com o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e reafirmou que manterá sua embaixada em Tel Aviv, sem planos de transferi-la. Por outro lado, o porta voz reiterou que "a primeira-ministra disse muitas vezes que temos uma relação sólida com os Estados Unidos, cooperamos estreitamente em temas importantes, como o terrorismo, e acreditamos que assim continuará sendo". 

O governo britânico apoiou, junto com 13 integrantes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, uma resolução que rejeita a decisão adotada por Trump, mas que foi vetada pelos Estados Unidos.