Paulinho Fonteles, uma vida a serviço do povo

Paulo Fonteles Filho, o nosso Paulinho Fonteles como era conhecido, era uma liderança cativante, nutria um espírito de solidariedade e companheirismo que contagiava a todos que o rodeavam e tinha um carisma extraordinário. Nascido nos porões da ditadura militar, o poeta e intelectual comunista Paulinho Fonteles construiu uma biografia forjada na luta do povo, mantendo sempre no horizonte o sonho do socialismo.

Por Michel Sodré*

Paulo Fonteles Filho - Reprodução do Portal CTB

Herdeiro da luta destemida do pai, o ex-deputado Paulo Fonteles, assassinado pelo latifúndio e da mãe, a professora Hecilda Veiga, presa e torturada durante o regime militar, Paulinho iniciou sua militância no movimento estudantil, liderou as grandes manifestações pela meia passagem dos estudantes, participou das manifestações pelo Fora Collor e contra as políticas neoliberais dos governos neoliberais de FHC e de Almir Gabriel no Pará.

Paulinho foi vereador de Belém por dois mandatos (2000-2008). Exerceu seus mandatos com grande destaque e se tornou uma das vozes mais importantes de defesa dos direitos humanos. Desenvolveu ao lado do Centro de Memória da Juventude Amazônica (CEMJA) o Projeto Matinta Pereira de valorização da Cultura Paraense. Seu mandatos se converteu numa trincheira importante de luta do povo, sendo uma das vozes mais atuantes no parlamento em defesa das Reformas Urbana e Agrária, o que lhe rendeu uma série da perseguições políticas e ameaças de morte. 

Alinhado à orientação política do PCdoB, sempre esteve a serviço da luta dos trabalhadores, negros, mulheres, LGBT e do movimento estudantil, antenado às lutas do seu tempo. No último período, Paulinho se destacou coordenando os trabalhos desenvolvidos pela Comissão Estadual da Verdade no Estado do Pará, além de jogar papel importante no sentido da reconstituição histórica da Guerrilha do Araguaia, um dos principais focos de resistência ao regime militar. Ultimamente, estava à Frente do Instituto de Direitos Humanos Paulo Fonteles e era uma das vozes mais intransigentes de luta contra a pistolagem no campo paraense e a atuação das milícias que fazem vítimas milhares de jovens pobres e negros da periferia.

Angelina di Angelis, viúva de Paulinho, recebe homenagem do deputado Lélio Costa

O título de “Honra ao Mérito Post-mortem” a Paulinho Fonteles, que recebeu da Assembleia Legislativa do Pará no dia 18 de novembro, é uma justa homenagem que nosso mandato faz a um homem que pôs a sua vida a serviço do povo, sempre tendo no horizonte a construção de uma sociedade humanamente justa, onde todos tenham o direito pleno à felicidade.