Turquia vai abrir embaixada em Jerusalém como capital Palestina

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou neste domingo (17) que pretende abrir uma embaixada do país em Jerusalém Oriental, em uma clara provocação a Israel e aos Estados Unidos, já que este último reconheceu há 10 dias a cidade como capital israelense.

Colônia israelense em Jerusalém Oriental - Global March to Jerusalem

Os países árabes pedem que Jerusalém Oriental seja a capital de um futuro Estado palestino, mas o norte-americano Donald Trump anunciou há 10 dias que transferiria e embaixada em Tel Aviv para Jerusalém.

A decisão foi duramente criticada pela comunidade internacional, inclusive por Erdogan, que convocou uma cúpula de países árabes, além de desatar uma onda de violência entre palestinos e israelenses na região. "Se Deus quiser, o dia está próximo em que, oficialmente, com a permissão de Deus, vamos abrir nossa embaixada lá", disse Erdogan.

Atualmente, a maioria dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv, justamente pela falta de consenso na comunidade internacional sobre o status de Jerusalém, pois é considerada sagrada para várias religiões.