Nova direção do Sintepe toma posse e faz festa para comemorar vitória

Membros da Direção Executiva, do Conselho Fiscal e os Representantes Setoriais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) tomaram posse terça-feira (12). Eles foram eleitos em votação ocorrida no final de novembro passado para conduzir os rumos da entidade sindical no triênio 2018-2020. Neste sábado (16), os sindicalistas se reúnem novamente, dessa vez para comemorar a vitória com uma grande festa no Círculo Militar do Recife, a partir das 19h.

Nova direção do Sintepe toma posse e faz festa para comemorar vitória - Sintepe

Para Valéria Silva, dirigente do PCdoB e da CTB de Pernambuco e vice-presidenta eleita, “venceu a chapa que mais soube entender os anseios da categoria neste momento crucial da vida do país”, disse, destacando que hoje no Brasil “a educação pública sofre ataques de todos os lados com cortes nos investimentos e os profissionais são ameaçados de censura e impedidos de exercer a profissão em toda a sua plenitude". Ela explicou ainda que “essa chapa foi criada pensando na luta pelo fortalecimento da educação pública e valorização da categoria ao mesmo tempo em que estamos na resistência para a volta da democracia no país”.

A chapa vencedora tem entre outros compromissos, manter a luta pela educação pública, gratuita, laica, democrática e de qualidade social em articulação com os movimentos sociais, como política estratégica na construção de um projeto de Nação soberana; promover uma grande Campanha contra a Censura, pela Liberdade de Reflexão e Expressão dos/das professores/as e estudantes; contra a Lei da Mordaça e a privatização da educação básica; realizar campanha de valorização da escola e do professor frente às políticas de privatização da escola pública e de precarização do trabalho; tornar a escola um espaço privilegiado de ação sindical e educacional, discutindo as concepções de educação emancipatória e cidadã.

Direção eleita

A direção executiva eleita está assim constituída: José Fernando Melo (CUT) (presidente); Valéria Silva (CTB) (vice-presidente); Marinalva Lourenço e William Menezes (Secretaria Geral); Uilson de Souza Macedo e Magna Katariny (Secretaria de Finanças); Zélito Passavante e Diomedes Matias da Silva Filho (Sec. De Formação Política e Sindical); Antonia Pereira Cavalcanti e Valéria Pereira da Silva (Sec. Para Assuntos dos Aposentados); Sephora Marinho de Freitas, Maria Lúcia de Oliveira e José Agripino Pereira (Sec. Para Assuntos Educacionais).

Também compõem a direção executiva eleita: Roza Pedra Rica (Secretaria de Filiação e Patrimônio); Andrea Batista de Souza e João Alexandrino de Oliveira (Sec. Assuntos Funcionários/as Administrativos e Analistas Educacionais); Dilson Marques e Vânia Albuquerque (Secretaria de Comunicação): Francisco de Assis Maciel e Joanita Maria Cavalcanti (Sec. para Assuntos do Interior); Paulo Ubiratan Vieira da Silva e Ivan Rui Oliveira Costa (Secretaria de Políticas Sociais); José Severino de Barros (Secretaria para Assuntos Jurídicos) e Ronildo Nascimento (de Legislação).

Audicéa Rodrigues
Do Recife