Parente se fantasia de frentista para vender BR Distribuidora

Após o prefeito de São paulo, João Doria (PSDB), se fantasiar de gari, chegou a vez do presidente da Petrobras, Pedro Parente, seguir o exemplo do tucano e se vestir como frentista da BR Distribuidora na cerimônia de listagem das ações da subsidiária estatal no Novo Mercado. No dia que marca mais um passo rumo ao desmonte da Petrobras, o executivo distribuiu sorrisos e posou para fotos. 

pedro parente fantasiado de frentista na venda de ações da BR distribuidora - Paulo Whitaker/Reuters

 "A BR apresenta a maior infraestrutura de armazenamento e a maior rede logística entre as distribuidoras do país. Para além dos ativos que possui, a companhia tem sido apresentada ao mercado com uma nova governança", disse Parente durante lançamento da oferta pública inicial de ações (IPO) da companhia.

"Ao longo dos últimos meses, vários aprimoramentos no seu modo de ser administrada foram feitos, de modo que sua governança corporativa estivesse no estado da arte. Nós achamos, como foi dito, que provavelmente a BR tem a melhor governança corporativa de todas as empresas listadas no Novo Mercado", ressaltou.

O IPO da BR Distribuidora conseguiu amealhar R$ 5 bilhões, com a venda de 28,75% do capital da empresa e faz parte da estratégia da Petrobras para vender ativos por meio do chamado plano de desinvestimento da estatal.

Especialistas apontam que a investida do governo rumo à privatização é um ataque não só à Petrobras, como ao desenvovlimento brasileiro. Ao esquartejar a estatal, vendendo ativos importantes e estratégicos, a atual gestão acaba com a Petrobras enquanto empresa integrada de energia, responsável "do poço ao posto", como dizem os petroleiros. Assim, enfraquecem a companhia, tão importante para a economia , o desenvolvimento e a soberaria do Brasil.