Morre o agitador cultural Pedro Carlos Álvares

Faleceu na manhã da última quinta-feira (14), aos 64 anos, o produtor cultural cearense Pedro Carlos Álvares (64). O diretor, editor e roteirista não resistiu a um infarto. Agitador cultura, Pedro era filiado ao PCdoB e sempre apoiava as causas e candidaturas do Partido. Foi responsável, entre outras coisas, por parte da produção do filme "O Homem Que Engarrafava Nuvens", sobre Humberto Teixeira (filme de Lírio Ferreira).

Pedro Carlos Álvares

Benedito Bizerril, vice-presidente estadual da legenda recebeu com tristeza a notícia. “Muito triste. Pedro, amigo e sempre presente”. Gilvan Paiva, assessor especial de Políticas Culturais de Fortaleza, destaca a atuação no campo da esquerda. “Pedro sempre foi um grande militante, envolvido em grandes causas e projetos. Lembrarei sempre dele e de sua incansável produção no filme de Humberto Teixeira. Descanse amigo”.

Já Inácio Carvalho, editor do Vermelho, comentou sobre a perda. “Pedão é desses caras polêmicos, instigadores, inquietos. Participou das campanhas de Inácio Arruda com muita energia e até fazendo questionamentos que nos ajudaram a refletir mais e, ao final, ter certeza do que fazíamos ou a fazer algum ajuste que eles nos ajudasse a perceber a necessidade. Vai-se um cara bacana”.

Para o secretário da Ciência e Tecnologia do Estado, Inácio Arruda, Pedro era bem mais que agitador cultural. “Ele era um agitador humano, pois atuava em todas as frentes. Foi assim nos movimentos estudantil, partidário e sindical. Atuou ainda enquanto servidor público e junto às redes sociais. Apoiou os governos de Lula e Dilma e se entregava às causas que abraçava, estando sempre pronto para o combate. Esta era sua grande virtude”, enaltece. Na cultura, Inácio reforça seu empenho em resgatar a memória de um dos maiores nomes do Ceará. “Ele foi peça central na construção da memória de Humberto Teixeira. Pedro considerava importante resgatar a história das pessoas, mas sempre com o olhar voltado para os futuro”, reconhece.

Evaldo Lima, secretário da Cultura de Fortaleza, também lamentou a perda e enalteceu suas ações na área. “Lamento profundamente o falecimento do amigo querido Pedro Álvares, cineasta e agitador cultural inesquecível de Fortaleza. Seu filme, ‘Fortaleza, meu amor!’, é um dos mais lindos gestos de gentileza com nossa cidade. Sob sua inspiração fiz a lei que deu o nome de Humberto Teixeira a um Centro de Educação Infantil no Jangurussu. Parceiro de tantas lutas políticas , poéticas e boêmias. Obrigado por tudo, camarada!”

Árduo defensor da revitalização da Praia de Iracema, Pedro tinha forte atuação na cultura local da cidade. Entre seus últimos projetos, as homenagens do centenário do compositor Humberto Teixeira. O sepultamento do produtor cultural ocorreu ainda na tarde da quinta-feira (14), no cemitério Jardim Metropolitano.