Juíza ordena que exército dos EUA aceite recrutas transgêneros 

Juíza federal norte-americana recusou um pedido da Administração Trump sobre medida que visava impedir a entrada de recrutas transgêneros no exército dos Estados Unidos enquanto se espera o resultado de um recurso judicial

Donald Trump - Foto: Michael Vadon

A partir do dia 1º de janeiro pessoas trans poderão entrar nas Forças Armadas norte-americanas se quiserem,

A juíza Colleen Kollar-Kotelly, de Washington, rejeitou o pedido da Administração norte-americana para que fosse levantado o bloqueio da medida que ela própria decidiu em outubro, até que, pelo menos, o recurso em relação a essa decisão judicial seja concluído. Kollar-Kotelly argumentou novamente que este veto decidido por Donald Trump viola as garantias consagradas na Constituição dos EUA de proteção igual perante a lei, cita a Reuters.

A Casa Branca informou que o Departamento de Justiça já começou a rever as opções a partir daqui e o Pentágono garantiu que vai respeitar a decisão judicial, explicando, no entanto, que os novos recrutas terão que respeitar algumas diretrizes para que possam ser aceites no exército.

Trump anunciou no final de julho a decisão de proibir pessoas transgêneras de servirem "em qualquer especialidade" militar dos EUA. Em agosto, deu-se entrada em um processo, por parte de requerentes não identificados, para tentar bloquear a decisão do presidente.

Em outubro, a juíza Colleen Kollar-Kotelly concordou que a medida do presidente não foi “baseada genuinamente nas preocupações legítimas relativas à eficácia militar ou restrições orçamentais, mas, em vez disso, foi conduzida pelo desejo de expressa desaprovação em relação às pessoas transgênero no geral”, cita a Reuters.