Entidades estudantis da USP tomam posse hoje (14) na Faculdade de Direito

A nova gestão do DCE Livre da Universidade de São Paulo (USP) – Alexandre Vannucchi toma posse em cerimônia nesta quinta-feira (14), a partir das 18h30, na Faculdade de Direito, no Largo São Francisco (São Paulo/SP). A cerimônia marcará a adesão de parlamentares, intelectuais e entidades estudantis presentes à campanha ''Universidade não se vende, se defende'',  da União Nacional dos Estudantes (UNE).

dceusp

A chapa ''Nossa Voz'' foi eleita para representar os estudantes da maior universidade do país no dia 11 de novembro com 4342 votos, quase 70% dos votos válidos.

Estão confirmadas as presenças do ex-presidente da UNE deputado federal pelo PcdoB-SP Orlando Silva, da deputada estadual pelo PCdoB-RS Manuela d'Ávila e dos senadores Lindiberg Farias (PT-RJ) e também ex presidente da UNE e Gleisi Hoffman (PT-PR) e da presidenta da UNE Marianna Dias, além de professores e intelectuais.

Durante o evento também serão empossadas a novas gestões do Centro Acadêmico XI de Agosto e da Associação dos Pós-Graduandos (APG) Helenira 'Preta' Rezende.

UNIVERSIDADE NÃO SE VENDE, SE DEFENDE

Em outubro, a UNE lançou sua campanha em defesa da universidade pública e gratuita intitulada ''Universidade não se vende, se defende''.

Na reunião da Gestão Plena da entidade realizada em setembro, em São Paulo, os mais de 80 diretores da entidade, estudantes de universidades de todas as regiões do Brasil aprovaram um manifesto em defesa da universidade pública que foi compartilhado com os movimentos sociais e entidades do setor educacional a fim de expandir a luta em defesa do “bastião da nossa independência e da nossa livre produção de conhecimento”.

A posse das novas gestões estudantis da USP será também um momento de proposição e junção de forças em prol de uma agenda de lutas em defesa da universidade pública no país.

SOBRE O DCE LIVRE DA USP

Recriado em 1976, o Diretório Central dos Estudantes Livre Alexandre Vannucchi Leme é a entidade representativa dos estudantes tanto dos campi da capital como dos campi do interior, com a função de organizar as demandas e expressar as vontades de todos os estudantes da instituição.

Alexandre Vannucchi Leme, que dá nome ao DCE, era estudante da Geologia da USP, assassinado sob tortura pela ditadura militar em 1973.

SERVIÇO:
Posse das entidades estudantis da USP e ato em defesa da universidade pública
Dia 14/12 – 18h30
Local: Sala do Estudante da Faculdade de Direto da USP (Largo São Francisco – centro – São Paulo/SP)