"Defenderia Cunha de novo, não me arrependo", diz Marun

Nomeado ministro da articulação política, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), ainda não tomou posse, já que Temer adiou a cerimônia por conta de uma cirurgia para desobstrução da uretra, mas já discursa como tal e diz que não se arrepende de ter feito a defesa política do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no caso das contas secretas na Suíça.

cunha e marun - Reprodução

Marun, no entanto, diz que "nunca" teve proximidade com Cunha, apesar de ter feito uma visita a ele no presídio, em dezembro do ano passado.

"Não me arrependo. Nunca tive relacionamento estreito com ele, ele nunca me designou uma relatoria. A última vez que falei com ele foi em dezembro, no parlatório (da cadeia). Eu defenderia ele de novo naquele contexto, do trust, das contas no exterior, por acreditar que era o correto", disse Marun à colunista do G1, Andréia Sadi, nesta quinta-feira (14), data agendada para a sua posse na Secretaria de Governo, mas o evento será remarcado porque Temer não terá alta hospitalar.

"Não me arrependo de jeito nenhum. Faria tudo de novo – repito – naquele contexto para mantê-lo à frente da Câmara e conduzir aquele processo. Não estou analisando fatos posteriores. Achar que isso atrapalha meu trabalho é querer achar pêlo em ovo", completou.

Marun é conhecido por integrar a chamada "tropa de choque" de Cunha na Câmara. Defendia o deputado em todos as sessões da Casa. Ao ser anunciado como ministro da articulação, muitos parlamentares consideraram que a indicação seria uma demonstração de que, mesmo preso, Cunha mantinha forte relação com Temer e ainda dita as regras do jogo golpista.

Sobre a sua atuação na secretaria, Marun disse que vai apresentar a Temer um plano com dois cenários: aprovar a reforma da Previdência na semana que vem ou em fevereiro. "Vamos trabalhar. A reforma é prioridade zero", disse.

O ministro afirmou que manterá na estrutura do ministério o chefe de gabinete, Carlos Henrique Sobral, que foi levado à pasta pelo ex-ministro Geddel Vieira Lima, também preso.