Globo de Ouro 2018: filme de Guillermo del Toro é favorito

A forma da água, do cineasta mexicano Guillermo del Toro, despontou como o favorito ao Globo de Ouro 2018, com sete indicações. A lista com todos os nomeados à 75ª edição da premiação cinematográfica norte-americana foi divulgada na segunda-feira (11) pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood

cineasta guillermo del toro

Em uma entrevista à Entertainment Weekly, o diretor de “A Forma da Água“, Guillermo Del Toro (que também dirigiu “A Colina Escarlate”), falou um pouco sobre o inesperado sucesso que o filme tem tido na temporada atual das grandes premiações de Hollywood.

Ele se mostrou surpreso, principalmente, devido às obras do gênero de monstro não agradarem tanto a Academia. "O que aquece meu coração é que através das décadas em que vimos gêneros que não são de muito prestígio terem a chance de coexistir com os mais cotados. Vimos que aconteceu com a comédia, vimos isso acontecer ao filme noir, vimos isso até acontecer com musicais. Fantasia, como 'O Senhor dos Anéis', também teve seu lugar (…) Eu acredito que este é um ótimo ano para ter 'Corra!' e 'A Forma da Água” na disputa'".

Além disso, Del Toro também comentou sobre o medo em relação a resposta das pessoas sobre sua obra: “eu tenho receio. Será que vai se tornar um filme de culpa, vai se tornar um filme amado por poucos, por não ressoar necessariamente com um público maior? Já passei por tudo. Eu fiz parte de filmes que ressoam em todo o mundo e também parte dos filmes que eu amo, mas que ressoam em uma escala muito menor". 

A trama, que une aventura e fantasia, ocorre em 1963, durante a Guerra Fria. Elisa (Sally Hawkins, de “Blue Jasmine”), funcionária de um laboratório secreto de segurança máxima governamental, vê sua vida mudar quando sua colega Zelda (Octavia Spencer, de “Estrelas Além do Tempo”) descobre um arquivo sobre um experimento envolvendo a criação de um “homem aquático”, interpretado por Doug Jones (“Ouija – Origem do Mal”).

O elenco do filme conta ainda com Michael Shannon (“Animais Noturnos”), Richard Jenkins (“Deixe-me Entrar”), Lauren Lee Smith (“Conto do Dia das Bruxas”) e Michael Stuhlbarg (“A Chegada”).

O roteiro é escrito por Del Toro e Vanessa Taylor (“Divergente”) e a estreia no Brasil está marcada para 1º de fevereiro de 2018.

Confira o trailer: 



A premiação e outros indicados 

A cerimônia de entrega será em 7 de janeiro, no Beverly Hilton de Los Angeles. Outros concorrentes de força são The Post: A Guerra Secreta, de Steven Spielberg, e Três Anúncios Para um Crime, de Martin McDonagh, que concorrem em seis categorias cada.

Outros favoritos na categoria cinematográfica são Dunkirk, Me chame pelo seu nome e Corra, indicados a melhor filme dramático. Nesta categoria, Gary Oldman é um dos favoritos a levar o prêmio de melhor ator dramático por seu papel de Winston Churchill no O Destino de uma Nação. No campo feminino, Sally Hawkings destaca como opção preferida por seu papel no filme de Guillermo do Touro.

No caso de melhor filme de comédia ou musical as favoritas para estas nomeações são Lady Bird, Em Ritmo de Fuga, Segundo os prognósticos, James Franco, Margot Robbie e Salma Hayek ganham lugar no páreo nos prêmios individuais deste gênero.