CIS-Guanabara realiza feira de arte, moda e cultura afro-brasileira

Racismo, genocídio da população negra, formas de resistência, superação do preconceito e manifestações de cultura e arte afros são temas que permeiam a Feira de Arte, Moda e Cultura Afro-brasileira que será realizada no sábado (16), das 16h às 22h, no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social da Unicamp (CIS-Guanabara). O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

cis - Divulgação

A feira, no entanto, não será apenas um espaço para apresentações culturais, culinária e comercialização de produtos afros. “Nossa intenção, na verdade, é compor a programação com elementos que possibilitem uma reflexão sobre a situação do negro no Brasil”, afirma a idealizadora e organizadora da feira, Irani Ribeiro.

Nesse sentido, está programada a palestra “Diálogos para uma Literatura Negra” que será ministrada pela escritora Cidinha da Silva que estará lançando o livro Parem De Nos Matar. A palestra será seguida de debate que contará com a moderadora Anselma Sales, formada em Letras pela Unicamp e doutoranda na mesma área do conhecimento na USP.

Parem De Nos Matar é o décimo livro da historiadora mineira, formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cidinha da Silva. O livro aborda o genocídio da juventude negra por meio de crônicas produzidas entre 2012 e 2016. Em entrevista ao Blog Correio Nagô, ela fala sobre a experiência dessa publicação: “não é um livro que se tenha alegria ao fazer, é o contrário disso, pois fala da morte imposta à população negra no Brasil, na diáspora e em África, tanto pelo extermínio físico, quanto pela morte cultural e simbólica”.

Ela ressalta que a obra, ao longo de 72 crônicas distribuídas em 240 páginas, trata também da resistência da comunidade negra. “É uma leitura densa que exige estômago e coragem. É um livro que exige mais do que o desgastado uso do termo ‘denúncia’ para caracterizá-lo. A obra é testemunha de acusação do genocídio contemporâneo da população negra. É memória viva em transformação que se vale da crônica como suporte”, afirma a autora.

Serviço:
Feira de Arte, Moda e Cultura Afro-brasileira
Dia 16/12 – Das 16h às 22h
Local: CIS-Guanabara (R. Mário Siqueira, 829 – Botafogo/Campinas – estacionamento gratuito no local)
Entrada franca