Explosão em Nova York foi tentativa de atentado terrorista 

A explosão em um túnel junto ao principal terminal rodoviário de Manhattan, em Nova York, nos Estados Unidos, feriu quatro pessoas nessa segunda-feira (11). O suspeito foi detido


tentativa de ataque terrorista em NY - Justin Lane

O chefe de polícia de Nova York, Bill de Blasio, disse ter se tratado de “uma tentativa de ataque terrorista”. Para além do autor do ataque, que está em estado grave no hospital, outras três pessoas sofreram ferimentos ligeiros.

O suspeito foi identificado como Akayed Ullah, de 27 anos, e está internado em estado crítico no hospital de Bellevue, em Nova York. Acredita-se que terá agido sozinho. Segundo fonte oficial das autoridades, citada pelo New York Times, o suspeito usava um cinto de explosivos que explodiu prematuramente.

“É um homem de 20 e tantos anos, provavelmente proveniente do Bangladesh. Está nos EUA há cerca de sete anos. Estaria disposto a explodir a bomba em nome do Estado Islâmico”, disse no canal MSNBC Bill Bratton, ex-comissário da Polícia de Nova York.

Três linhas do metro foram temporariamente evacuadas após a explosão, que terá ocorrido por volta das 7h45 locais (12h45 em Portugal continental), uma das horas de maior movimento.

O terminal da Autoridade Portuária é a estação de veículos mais movimentada de Nova York e é considerada uma das mais frequentadas não só dos EUA como do mundo – serve cerca de 65 milhões de pessoas por ano. Fica localizada entre a 8.ª Avenida e a Rua 42, no coração de Manhattan e a curta distância de Times Square.

Com vários andares, integra também uma estação da rede de metropolitano de Nova York, sendo um dos principais pontos de chegada e partida de Manhattan.

Em funcionamento desde 1950, foi construída pela Autoridade Portuária de Nova York para substituir vários outros terminais que existiam naquela zona, continuou a expandir-se nas décadas seguintes e engloba actualmente dezenas de espaços comerciais.

Esta tentativa de atentado no sistema de transportes de Nova Iorque ocorre pouco mais de um mês após Sayfullo Saipov, um imigrante uzbeque de 29 anos, ter atirado um camião contra peões numa ciclovia junto ao rio.