IV Corredor Cultural Benfica fecha o ano com várias atrações gratuitas

Já foram três fins de semana de cultura, arte, lazer e uma intensa ocupação do espaço público. O Corredor Cultural Benfica se despede de 2017, nos dias 16 e 17 de dezembro, reforçando o propósito de aproximar a população dos equipamentos culturais da Universidade Federal do Ceará e de instituições parceiras localizadas no Benfica. A expectativa é renovar o projeto para que volte a ser realizado em meados de 2018.

Corredor Cultural do Benfica lança primeira edição

A programação começa na manhã de sábado (16), com o ônibus do projeto de extensão BrincarMóvel – Brinquedoteca Itinerante, parque inflável, pula-pulas, contação de histórias, artes teatrais e circenses, além da Nave Planeta Futuro, da Enel. Detalhes da programação infantil.

Noite de música

As atrações musicais estão presentes a partir da tarde de sábado (16), às 17h, tendo como palco a Concha Acústica da Reitoria (Av. da Universidade, 2853). Abre a programação o grupo Sinática, que resgata o legado de bandas de rock brasileiras dos anos 1980 a 2000.

Com repertório baseado no pop, a banda Musif é a segunda atração da noite. Projeto de extensão do Ifce, o grupo é coordenado pelo Prof. Elder Alves e já está há dois anos presente nos palcos de eventos e congressos. A Musif vem proporcionando uma experiência musical rica e plural aos estudantes dos cursos de música e ao público em geral.

A terceira atração é um dos projetos artístico-culturais mais antigos em atividade na Universidade. Trata-se do Coral da UFC, que desde a década de 1980 vem se dedicando à concepção de espetáculos cênico-musicais de grande sucesso, como Gula, Menino e Borandá Brasil. Já se apresentou em palcos brasileiros e de países da Europa e Oceania. Neste show do Corredor, conta com o acompanhamento da Orquestra Sinfônica da UFC.

Com a primeira noite de Corredor ainda longe de acabar, a Concha Acústica recebe o Projeto Rivera. Seus integrantes já passaram pelos palcos de eventos como Rock in Rio (RJ), MADA (RN), Buzina Festival (SP) e Maloca Dragão (CE). Neste show, a banda antecipa alguns singles do álbum que deverá ser lançado em 2018, Eu vejo você, e relembra as faixas do disco Eu vim te trazer o sol (2015), com uma música alternativa que explora histórias de viagens e andanças.

Em seguida, a atração é a tradicional banda cearense Dona Zefinha. No show Tertúlia, os músicos trazem um repertório autoral baseado em seus cinco álbuns lançados. O público poderá conferir uma miscelânea musical do Nordeste brasileiro, com tempero latino e performance cênica interativa e atemporal.

A noite se encerra com um salve à música brega e romântica, capitaneado pela banda Os Alfazemas. Fundada em 2010, ela revisita, com uma pegada moderna, o cancioneiro popular cujas características principais são a famosa "dor de cotovelo" e as desventuras do amor.

Após lançar o DVD Cabaré da saudade (2015) e emplacar o cover de "Nunca mais", de Odair José, na trilha sonora do filme O shaolin do sertão (2016), sob direção de Halder Gomes, os músicos trabalham em um novo álbum e DVD, com lançamento previsto para o ano que vem.

Domingo tem mais

A manhã de domingo (17) vai ficar pequena para a programação musical diurna. Coral de Vozes do Ifce, projeto de extensão Dançar É Lazer, Dança Sênior, Brincantes Cordão do Caroá, grupo Doces Flautas Doces e Teatro Científico da Seara da Ciência são algumas das atrações. Programação completa do palco de rua.

Aulas abertas e oficinas

Na manhã de domingo (17), às 9h, haverá uma aula aberta de ioga, ministrada por professores da Rede Cuca. Serão disponibilizados pela produção tapetes para a prática. Além disso, três oficinas vão ser ofertadas na programação: "Artesanato em nó" (8h), "Como confeccionar um terrário de plantas vivas" (10h) e "Bordado" (9h).

As duas primeiras serão realizadas nos jardins da Reitoria; e a última, no estacionamento da Rádio Universitária (Av. da Universidade, 2910, Benfica). As inscrições poderão ser realizadas on-line, por meio de formulário eletrônico, ou no horário e local das formações até o preenchimento das vagas disponíveis.

Artesanato, livros, decoração, roupas, antiguidades… Vai faltar espaço no domingo para tanta feira. Programação

Visita guiada e Museu

No domingo, também haverá duas sessões de visita orientada à Reitoria, que prevê a observação de ambientes externos e internos com suporte de historiadores do Memorial da UFC. A concentração ocorrerá às 9h30min e às 10h30min no espaço de convivência, próximo à portaria do prédio.

Já o Museu de Arte da UFC (MAUC – Av. da Universidade, 2854, Benfica) estará aberto ao público durante toda a manhã. A instituição possui vasto acervo de arte popular nordestina, além de salas permanentes de pintores cearenses e artistas estrangeiros. O acesso é gratuito.

Serviços para o cidadão

Nesta última edição, o público terá novamente à disposição um amplo leque de serviços. Confira a lista.

Serviço 

O projeto Corredor Cultural Benfica tem patrocínio da Enel; é uma realização do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede) e da Universidade Federal do Ceará; possui apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e da Prefeitura Municipal de Fortaleza (por meio das secretarias de Cultura e de Conservação e Serviços Públicos, além da Coordenadoria de Juventude).

É parceiro da Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA), da Casa de José de Alencar, da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Rádio Universitária FM, do projeto Brincar Móvel – Brinquedoteca Itinerante, do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (ADUFC-Sindicato), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce), do projeto Palco Aberto, da Fundação Carne Seca de Arte e da Rede Cuca; e é organizado pela Maestria Comunicação e Eventos.