Confrontos em Gaza deixam mais 2 palestinos mortos

Mais dois palestinos morreram neste sábado (9) em um ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza contra alvos do movimento palestino Hamas. "Na manhã de sábado, equipes de resgate encontraram os corpos de dois palestinos que morreram em ataques aéreos israelenses na noite passada no norte da Faixa de Gaza", disse o porta-voz Ashraf Al Qedra.

Confrontos em Gaza - EPA

De acordo com o Ministério de Defesa de Israel, o bombardeio foi uma resposta ao foguete lançado pelo grupo ontem (8), quando outros dois palestinos foram mortos durante os confrontos com as forças israelenses.

Ao todo, morreram quatro palestinos e 767 estão feridos. Segundo o balanço atualizado, 61 foram atingidos por armas de fogo, 479 ficaram intoxicadas por gás lacrimogêneo, 200 foram atingidos por balas de borracha e outra 27 por causas diversas. O caos teve início após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel. A decisão do republicano provocou intensa revolta entre palestinos e israelenses. Na quinta-feira (7), o Hamas, movimento islâmico com atuação política e um braço armado, convocou uma nova intifada, termo usado para se referir à revolta palestina contra a política do governo de Israel.

Segundo o grupo, esta sexta foi chamada de "dia da raiva", que é o primeiro dos "três dias de fúria". Neste sábado (9), Trump fez um apelo pedindo "calma e moderação" após o "dia da fúria". "O presidente espera que as vozes da esperança prevalecerão sobre aqueles que espalham o ódio", informou um porta-voz da Casa Branca.