MTST ocupa Secretaria da Habitação e cobra resposta do governo Alckmin

Movimento exige que o governo do estado cumpra determinação do Tribunal de Justiça e dê uma solução para as cerca de oito mil famílias da ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo.

MTST - Boulos - Mídia Ninja

Cerca de 900 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam nesta quarta-feira (6) a sede da Secretaria Estadual de Habitação de São Paulo, no centro da cidade. O objetivo da ação é cobrar respostas do governador Geraldo Alckmin sobre a inclusão das oito mil famílias da ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, em programas habitacionais do estado.

O MTST exige que o governo de Alckmin cumpra o determinado pelo Tribunal de Justiça (TJ-SP). Há dois meses, o tribunal adiou a ação de despejo das famílias que estão na ocupação de São Bernardo e exigiu uma nova tentativa de acordo entre o MTST, a MZM Construtora, proprietária da área, e os governos municipal, estadual e federal.

Segundo o MTST, depois da marcha de São Bernardo até o Palácio dos Bandeirantes, no dia 31 de outubro, foram realizadas quatro reuniões com o governo estadual, mas sem qualquer avanço. O ato também cobrou a regularização de terrenos ocupados para que possam ser destinados à moradia popular.

O MTST informou que permanecerá por tempo indeterminado acampado na Secretaria, buscando uma solução que assegure o direito à moradia das oito mil famílias que ocupam o terreno e evite um despejo, que “seguramente se transformaria numa tragédia social”.

Na próxima segunda-feira (11), uma nova reunião do Grupo de Apoio às Ordens Judiciais de Reintegração de Posse (Gaorp/TJ) decidirá o destino da ocupação.