Senadora Vanessa repudia ação da PF na UFMG

Em discurso nesta quarta (6), na tribuna do Senado, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) criticou a operação da Polícia Federal (PF) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que resultou na condução coercitiva do reitor e professores da instituição alvos de investigação sobre desvios de recursos na construção do Memorial da Anistia Política do Brasil.

Vanessa Grazziotin - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Para a senadora, os professores foram levados “coercitivamente sem que nenhum deles, primeiro, tivesse conhecimento do processo e das irregularidades a que respondem; segundo, nenhum deles havia sido intimado e deixado de comparecer”.

Na opinião dela, a denominação da operação como “Esperança Equilibrista” chega a ser um deboche em relação àqueles que lutam para manter viva a história do Brasil e, sobretudo, daqueles que lutaram e sofreram. “Muitos morreram, inclusive, durante a ditadura militar, lutando pela redemocratização do país”, disse.

Vanessa Grazziotin prestou solidariedade ao reitor Jaime Ramirez; à vice-reitora, Sandra Goulart; ao ex-reitor Clélio Campolina; à ex-vice-reitora Heloísa Starling; e aos demais professores vítimas da ação policial.