Nota de pesar pela morte do presidente do PCdoB de São Luís, Haroldão

Morreu na noite desta segunda-feira (4), vítima de parada cardíaca, o presidente municipal do PCdoB de São Luis – Maranhão, Haroldo de Oliveira, conhecido por Haroldão. Nascido em 3 de julho de 1957, o camarada tinha completado 60 anos. A presidência nacional do PCdoB expressou, por meio de nota, pesar pelo falecimento inesperado da liderança maranhense.

Haroldo

O último adeus ao camarada acontece nesta terça (5), na quadra da Escola de Samba Marambaia, no bairro de Fátima (em frente ao ecoponto da Avenida dos Africanos). O sepultamento acontecerá às 16 horas, no cemitério Parque da Saudade, no bairro do Vinhais.

Dirigente histórico do partido, operário, Haroldo de Oliveira trabalhou como ferroviário, atuou na luta contra a ditadura e pela retomada de democracia no Brasil, foi um dos fundadores do Sindicato dos Ferroviários. Expoente da Escola de Samba Marambaia, Haroldão além de dirigente atuava no movimento cultural.

Em nota, a presidência nacional do PCdoB, em nome da direção nacional expressou profundo pesar pela morte do camarada. A direção do PCdoB do Maranhão comunicou a trágica notícia também em nota. 

Nota de Condolência

Em nome da direção nacional do Partido Comunista do Brasil, PCdoB, expressamos o nosso mais profundo penar pelo falecimento do presidente municipal do PCdoB de São Luís, Haroldo de Oliveira, o Haroldão.

Dirigente histórico do partido, Haroldo de Oliveira, teve sua vida dedicada a luta por transformações sociais. Iniciou sua militância na Pastoral da Juventude da Igreja Católica. Como operário do setor ferroviário, teve destacada atuação na luta contra a ditadura e pela retomada da democracia no país, atuando ativamente na organização dos trabalhadores, sendo um dos fundadores do Sindicato dos Ferroviários do Maranhão.

Homem de grande sensibilidade e sentido humano, desenvolvia atividade em nas distintas esferas da vida social, com destaque no movimento cultural, onde era um dos principais expoentes da Escola de Samba Marambaia.

Seu exemplo de simplicidade, coerência e combatividade será inspiração para gerações de lutadores por um Brasil mais justo, soberano e socialista. Neste momento de dor, expressamos nossa solidariedade a seus familiares, amigos e camaradas.

Haroldo Oliveira, Presente!

Hoje e sempre!

Luciana Santos
Presidenta Nacional do PCdoB.
 

Abaixo nota divulgada pela direção do PCdoB no estado, comunicando a morte do dirigente.

NOTA DE PESAR



Com enorme pesar comunicamos o falecimento do presidente municipal do PCdoB de São Luís, Haroldo Oliveira, o Haroldão, na noite desta segunda-feira (4), vítima de parada cardíaca.

Haroldão iniciou sua militância política e social na igreja católica, por meio da Pastoral da Juventude do Bairro de Fátima, comunidade onde cresceu e viveu.

Haroldo Oliveira foi um dos fundadores do Sindicato dos Ferroviários do Maranhão, maquinista de trem, atuou na organização dos trabalhadores de sua categoria em defesa dos seus direitos, e pela retomada da democracia em nosso País, combatendo a ditadura militar.

Operário, detinha vasto conhecimento cultural, tendo sido um dos principais expoentes e dirigentes da Escola de Samba Marambaia. Atualmente, além de presidente do PCdoB Municipal, Haroldão integrava a direção estadual do partido e foi por várias vezes candidato a vereador em São Luís.

Sua morte representa uma perda inestimável aos comunistas, democratas e à luta dos trabalhadores. Enlutado, o PCdoB se solidariza com a família de Haroldão.

Ainda nesta segunda-feira, o presidente estadual do PCdoB-Maranhão comunicou a morte de “um dos mais destacados líderes” e escreveu: “muita tristeza”.

PCdoB – Maranhão