Maduro anuncia criação de "el petro", bitcoin venezuelano

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou no domingo (3) a criação de uma criptomoeda (moeda digital, semelhante ao Bitcoin), batizada de Petro, que servirá para efetuar transações financeiras no exterior e será lastreada pelas reservas venezuelanas de petróleo, diamantes e outros minerais

Nicolas Maduro

Maduro afirmou que a nova moeda virtual será uma forma de contornar as restrições financeiras impostas pelos EUA ao país. Nos últimos meses, os americanos também determinaram o congelamento de bens de diversos membros do governo venezuelano, que são acusados de violar direitos humanos ou de praticarem tráfico de drogas. Outros países, como o Canadá, também adotaram medidas similares.

"Quero anunciar que a Venezuela vai implementar um novo sistema de criptomoeda a partir das reservas de petróleo. A Venezuela vai criar uma criptomoeda, o petro, para avançar em termos de soberania monetária, para fazer suas transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro", disse Maduro em seu programa semanal de televisão.

Segundo Maduro, a proposta para a criação da moeda virtual partiu do ministro da Educação Universitária, Ciência e Tecnologia, Hugbel Roa, que deverá assumir a tarefa de disponibilizar o petro.

Maduro determinou a criação, além disso, do Observatório do Blockchain, uma instituição que controlaria as transações com a moeda digital, proporcionando uma “base institucional, política e jurídica” para o Petro. Contudoo não foram fornecidos detalhes sobre quando a moeda vai efetivamente ser colocada em circulação.